Efeitos físicos do calor

Efeitos sobre o Metabolismo Celular

O calor provoca estímulo geral do metabolismo celular com aumento da síntese protéica e da atividade enzimática com modificações da permeabilidade da membrana celular, em decorrência disto, ocorre uma elevada demanda do tecido por oxigênio e nutrientes e um aumento da eliminação dos produtos do catabolismo.

Efeitos sobre o Fluxo Sanguíneo

Quando a pele é aquecida, a sua superfície torna-se avermelhada caracterizando o eritema e os vasos sanguíneos sofrem uma dilatação o que leva a um aumento do fluxo sanguíneo.
Inicialmente, a elevação da temperatura exerce um efeito direto no estado de dilatação das arteríolas e vênulas, mediante a atuação na musculatura lisa dos vasos. A vasodilatação também pode ser produzida na pele por um reflexo axonal local em que estimulações nervosas cutâneas sensitivas produzem impulsos nervosos nos ramos dos nervos sensitivos que se arborizam em torno dos vasos sanguíneos cutâneos. Ocorre um aumento do fluxo sanguíneo na pele em áreas distantes do tecido aquecido, em decorrência dos reflexos nervosos espinhais longos. As veias comumente avançam próximas as artérias, o que permite uma rápida troca de calor entre os vasos. Por meio de uma troca de contracorrente, o calor flui do sangue arterial para o sangue venoso, mais frio. Isto faz com que algum calor retorne ao centro anatômico. Parte da resposta circulatória global na termorregulação envolve uma redistribuição do sangue circulante em favor dos vasos sanguíneos cutâneos com a finalidade das trocas térmicas e às custas da irrigação sanguínea ao centro anatômico.

Outros efeitos nos Tecidos

As propriedades de tecidos específicos podem ser alteradas pelo aquecimento. A extensibilidade dos tendões pode ficar aumentada por efeito da elevação da temperatura. Isto pode provocar um estiramento do tendão com consequente alongamento suavizando a resistência do tecido. Nas articulações, a resistência ao movimento pode ser atenuada pela influência do calor havendo alterações no movimento articular devido às mudanças na viscosidade do líquido sinovial. Os espasmos musculares provenientes de alguma patologia próxima são frequentemente aliviados mediante o uso do calor. O tônus muscular pode ser reduzido com o aumento da temperatura nos fusos musculares e é por esse motivo empregado no alívio da dor em vários distúrbios musculoesqueléticos.
Em diversos casos o calor alivia a dor por redução dos espasmos musculares secundários mesmo nos casos em que a dor está relacionada à isquemia onde uma vasodilatação induzida pelo calor pode ser muito benéfica ao tratamento.

Efeitos Sistêmicos do Calor

Quando o aquecimento é localizado observa-se uma elevação na temperatura dos tecidos e uma vasodilatação reflexa em áreas remotas do corpo. Quando o aquecimento é extenso e prolongado nota-se uma elevação geral da temperatura central. O sangue aquecido pelos tecidos próximos ao calor transporta a caloria por toda a circulação. Dessa forma, os centros hipotalâmicos recebem estímulos tanto por mecanismos reflexos proporcionados pelos termorreceptores periféricos como por estímulo térmico direto proveniente do sangue. Inicia-se como resposta sistêmica imediata uma vasodilatação cutânea generaliza da que transporta o calor por condução e convecção desde o centro anatômico até a periferia. A temperatura corporal tende a se estabilizar quando então passam a atuar as glândulas sudoríparas que produzem um suor hipotônico, responsável pelo resfriamento evaporativo.

Resumo

Efeitos fisiológicos do calor = vasodilatação periférica, aumento do metabolismo celular, aumento da oxigenação local, aumento do fluxo sanguíneo local, aumento do relaxamento muscular, efeitos anestésicos, aumento da mobilidade muscular, aumento da mobilidade articular, diminuição do tônus muscular.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Postagens populares

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IV - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO