Método Bobath

Bobath é uma abordagem terapêutica e de reabilitação, desenvolvida para o tratamento de adultos, crianças e bebês com disfunções neurológicas, tendo como base à compreensão do desenvolvimento normal, utilizando todos os canais perceptivos para facilitar os movimentos e as posturas seletivas que aumentam a qualidade das funções.
A Bola de Bobath é um dos equipamentos mais utilizados neste conceito. Outros equipamentos são: o rolo, o andador, o espelho, etc... A indicação do(s) equipamento(s) depende(m) do comprometimento neuro-motor e da inabilidade dos movimentos de cada paciente.

O tratamento realizado pela fisioterapia inclui movimentos ativos e passivos, mas só os ativos podem dar as sensações essenciais para a aprendizagem dos movimentos voluntários.

OBJETIVO

O objetivo dessa técnica é diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.
O Método Bobath trabalha com a facilitação do movimento, ou seja, solicita-se ajustamentos automáticos na postura, a fim de produzir reações automáticas de proteção, endireitamento e equilíbrio.
A facilitação, então, baseia-se nas reações de endireitamento (são reações estático-cinéticas que estão presentes desde o nascimento e se desenvolvem, obedecendo a uma ordem cronológica) e nas reações de equilíbrio, a partir dos movimentos que produzem adaptações posturais possíveis para mantê-lo. Dentro da compreensão do movimento normal, incluindo a percepção, usa-se a facilitação de movimentos e posturas seletivas, objetivando-se um aprimoramento da qualidade de vida do paciente.

INDICAÇÕES DO MÉTODO

Variar posturas;
Aumentar o controle sobre esta postura;
Simetria do corpo;
Alongamento;
Propriocepção;
Aumentar ou diminuir tônus muscular;
Estimular reação de proteção e equilíbrio;
Estimular extensão de cabeça, tronco e quadril nas crianças hipotônicas;
Suporte de peso para as mãos;
Trabalhar as rotações do tronco;
Trabalhar a dissociação de cintura pélvica e escapular, facilitando a marcha.

ESTIMULAÇÃO PRECOCE

É aplicado no tratamento precoce de bebês abaixo de um ano, antes que se estabeleçam desordens de postura e movimentos, que em muitos casos podem ser evitadas. O tratamento inclui movimentos ativos e passivos. É uma técnica de reabilitação neuromuscular, que usa reflexos e estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora, preparando para os movimentos funcionais.
Os pontos chaves de Bobath correspondem às partes do corpo onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimento normais facilitados, solicitando ajustamentos automáticos da postura e produzindo uma atividade através de reações automáticas de proteção, endireitamento e equilíbrio.

OS PRINCÍPIOS DE BOBATH

Padrão muscular mais próximo do normal;
Abordagem de posturas de inibição reflexa;
Suprimi padrões anormais antes que possam ser introduzidos;
Paciente recebe o máximo de informações proprioceptivas e esteroceptivas, seja no nível automático, seja em um nível voluntário;
Tratamento individualizado;
Paciente deve ser visto sob um aspecto global.

10 Comentários:

Vanise Coutinho disse...

Bom dia! meu nome é Vanise, tenho um neto de 1 ano e 3 meses , ele tem problemas neurologicos complexos e precisa fazer fisioterapia utilizando o metodo bobath. Somos da cidade de Pouso Alegre - sul de minas . Voces conhecem algum pofissional nesta região que tem esta especialidade? Somos modestos comerciantes,mas nosso neto tem UNIMED. Nos ajudem por favor.
Obrigado
Vanise Maria
vanise_coutinho@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Boa tarde , tenho um filho com PC , chama-se MARCELO ARTHUR , já tem 10 anos , faz fiseo desde os 8 meses , mais ganhou bem pouco ,estamos a procura de profissional que faça o metódo Bobath, moramos no interior da Bahia , Senhor do Bonfim-Ba, Ele é bem inteligente, mais a parte motora foi bem comprometida pela Paralecia.As informaçoes sobre esse metódo foi proveitosa , obrigada. Elisângela Dias Mendes(elisangeladias.s.m@hotmail.com)

Adilson Parreiras disse...

Tenho DMJ - doenca de machado joseph e gostaria de saber se este metodo se aplica?

Adm. Blog disse...

Olá Adilson,

Este método se aplica muito bem à DMJ

Anônimo disse...

Olá, boa noite!!

Gostaria que me indicasse algum material em que falasse mais sobre esse metodo, e ainda algum material que contenha os exercicios do metodo bobath.

Desde já agradeço!!
patriciaviurbano@hotmail.com

Tati Reis disse...

A minha filha tem ADNPM ( Atraso no Desenvolvimento Neuro Psico Motor) e também hipotonia. Faz fisio tradicional desde os 4 meses e a 3 meses está fazendo acompanhamento com Terapeuta ocupacional. Bobath se adequa pra ela?
Gostaria de material sobre o método.

Tati Reis disse...

A minha filha tem ADNPM ( Atraso no Desenvolvimento Neuro Psico Motor) e também hipotonia. Faz fisio tradicional desde os 4 meses e a 3 meses está fazendo acompanhamento com Terapeuta ocupacional. Bobath se adequa pra ela?
Gostaria de material sobre o método.

Tati Reis disse...

A minha filha tem ADNPM ( Atraso no Desenvolvimento Neuro Psico Motor) e também hipotonia. Faz fisio tradicional desde os 4 meses e a 3 meses está fazendo acompanhamento com Terapeuta ocupacional. Bobath se adequa pra ela?
Gostaria de material sobre o método.

Anônimo disse...

Olá Tati,
Sua filha será muito beneficiada com o Bobath sim. Onde você mora?

Anete Souza disse...

Olá alguem me informa se Chapecó SC tem algum fisioterapeuta que use na tecnica BOBATH preciso para meu marido que teve AVC e tem o lado direito comprometido arrasta o pé qdo não anda na ponta do pé e braço tremulo dobrado rigidez

Postar um comentário

Identifique-se para uma troca saudável

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO