Niveis pressóricos no sistema respiratório

Durante as fases de inspiração e expiração, os pulmões têm papel passivo. São os músculos diafragma e intercostais interno e externo que promovem a variação do volume da cavidade torácica criando pressões negativa e positiva que movimentam o ar para dentro e para fora dos pulmões.

Inspiração: a inspiração é um processo ativo, no qual o volume do tórax aumenta e cria uma pressão negativa no tórax em relação ao meio exterior, promovendo a entrada do ar atmosférico. O músculo mais importante neste processo é o diafragma.

Expiração: é essencialmente passiva, devido às propriedade elásticas dos pulmões: quando a inspiração cessa, a energia elástica acumulada nas suas fibras é usada para retraí-las ao seu comprimento inicial. Uma pressão positiva é criada no interior dos pulmões e o ar é expirado para a atmosfera. Durante a realização de exercícios físicos e a hiperventilação voluntária, a expiração se torna ativa

Níveis pressóricos

pressão intrapleural ou pleural: é aquela existente no espaço entre as pleuras visceral (em contato com o pulmão) e parietal (em contato com a cavidade torácica).

pressão alveolar: é a pressão existente dentro do alvéolos.
Durante a inspiração a musculatura inspiratória se contrai, expandindo o tórax, e a pressão pleural varia de –3,5 a –5mmHg (aproximadamente). A pressão alveolar diminui causando um fluxo de ar para dentro do pulmões.
Durante a expiração, com a diminuição do volume do tórax, a pressão pleural fica menos negativa e a pressão alveolar aumenta até ficar superior à pressão atmosférica, causando fluxo de ara para fora dos pulmões.
A variação da pressão intra-alveolar é de –3mmHg na inspiração e de 3mmHg na expiração.

pressão transpulmonar: caracteriza a diferença de pressão entre os alvéolos e as superfícies externas dos pulmões. Ë a pressão necessária para vencer as forças elásticas do pulmão (em condições estáticas) e a resistência das vias aéreas ao fluxo de ar em condições dinâmicas).

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO