Paralisia Facial Periférica - Paralisia de BELL

O nervo facial é formado por duas raízes que seguem juntas por longo trajeto dentro do crânio: a) o nervo facial propriamente dito, que corresponde à raiz motora responsável pela inervação dos músculos da mímica facial e do músculo estapédio (relacionado com a audição); e b) o nervo intermediário de Wrisberg, que é composto por fibras sensitivas somáticas (controlam a sensibilidade de parte do pavilhão auricular), fibras sensitivas especiais (controlam a gustação dos dois terços anteriores da língua) e fibras do sistema nervoso autônomo (controlam as glândulas lacrimais e salivares).
Uma lesão do nervo facial manifesta-se por paralisia dos músculos da mímica facial em uma hemiface com incapacidade para enrugar a fronte, fechar completamente o olho, sorrir, bochechar, assoviar. Observa-se, ainda, desvio da comissura labial para o lado contrário à lesão, apagamento dos sulcos da hemiface comprometida e lacrimejamento contínuo. Na dependência do local da lesão do nervo facial, alterações da gustação, audição (os sons parecem mais altos no lado comprometido), e salivação podem ser encontradas.

Causa

Não se conhece bem a causa, mas acredita-se que possa estar relacionada com uma infecção viral do nervo facial.

Evolução

O início é súbito e a doença progride durante os primeiros 14 dias, sendo que o déficit máximo é atingido nos quatro primeiros dias. Referência de dor atrás da orelha ou na frente da orelha no início do quadro é freqüente. Algumas pessoas referem sensação de dormência na hemiface comprometida. A paralisia facial é unilateral na maioria das vezes, mas, em 10% dos casos, é bilateral. Em 60% a 80%, a recuperação é completa e, em 7% dos casos, a paralisia facial é recorrente.

Tratamento

O tratamento deve ser instituído nos primeiros sete dias do quadro, sendo os melhores resultados observados quando iniciado até o 4° dia.
Medidas preventivas para lesão de córnea, como uso de colírios (lágrima artificial) para evitar ressecamento do olho e aplicações de pomadas oftálmicas apropriadas à noite com oclusão do olho acometido, são fundamentais. Em caso de dor ocular ou sinais de irritação está indicada uma avaliação oftalmológica de urgência para afastar úlcera de córnea.
A atuação da fisioterapia, parece ter efeito benéfico no sentido de evitar deformidades e manter a flexibilidade e a elasticidade muscular durante o período de paralisia. Exercícios específicos podem ser indicados quando se observa esboço de movimento da musculatura envolvida. Eles não interferem na velocidade de recuperação, mas podem melhorar a função. O uso de órtese (buco-auricular) pode, também, ser medida auxiliar na prevenção de contraturas da musculatura. Quanto a eletroestimulação, não existe comprovação científica de sua eficácia como método de tratamento.

Sequelas

Em casos com recuperação incompleta, podemos encontrar os seguintes sinais residuais: fraqueza da musculatura da mímica facial (30%), contraturas com acentuação de sulcos (20%), sincinesias (movimentos involuntários que ocorrem num grupo de músculos quando outro se contrai voluntariamente) e lágrimas de crocodilo decorrente de reinervação anômala.

Exercícios














Fonte: Rede Sarah

52 Comentários:

Anônimo disse...

Alexandra

Eu já tive paralisia facial quando tinha 16 anos, (hj tenho 26).Foi uma experiência muito ruim e súbita, não conseguia nem beber um copo de água, recuperei-me em 3 semanas. O tratamento foi exatamente como o descrito acima, pomada oftalmologica, colirio e fisioterapia,

Concurso e Fisioterapia disse...

Olá Alexandra, obrigada pela visita.

A fisioterapia é a "ciência que trata pelas mãos".
E quando a terapia é seguida conforme a prescrição, os resultados são excelentes.

É muito bom ter relatos como o seu.

Sucesso sempre!

Anônimo disse...

joana

eu estou com a paralisia facial e ja fiz 17 seçoes de fisioterapia e ainda na parte da boca nao tive resultado e o restante esta bem lento sera que vou recuperar ou nao ?

Concurso e Fisioterapia disse...

Querida Joana, a recuperação não é igual para todos mas, com certeza você irá se recuperar.
Procure não depender somente das sessões de fisioterapia em ambulatório, faça os exercícios em casa, sempre em frente a um espelho, procure fazê-los logo ao acordar e antes de dormir.
Siga com pensamentos positivos...
Espero você novamente para contar os progressos.

Sucesso sempre!

Anônimo disse...

joana

obrigada!!!!!!111

Anônimo disse...

Meu nome é Gustavo,

Estou tendo paralisia facial pela terceira vez (segunda do lado direito), que já dura há um mês. Como estou desempregado, estou realizando por conta os exercícios que aprendi nas vezes anteriores (como os mostrados acima nesta página). Já consigo franzir um pouco a testa é mexer um pouco com o lábio superior, mas os resultados estão bem mais lentos do que as outras vezes. Nas duas primeiras vezes consegui recuperar-me em 3 semanas, mas tinha condições de bancar o melhor tratamento, como fisioterapia já no início da doença, eletroestimulação etc. Gostaria de saber se não há nenhum remédio que ajude a estimular o nervo, sobre o uso de gelo (se realmente funciona), se não há como previnir para que não haja outras vezes, e se algum tratamento diferente aqui ou no exterior.

Agradeço de antemão o serviço que a sua equipe está prestando através deste site.

Deixo aqui o meu email para contato,

gmorate@gmail.com

Obrigado

neiva de camillis disse...

Sou Neiva.
Estou tratando com massagem e fisioterapia um paciente que está com paralisia facial a doze dias. A causa foi diagnosticada como virus da herps e está sendo medicado, o tratamento medicamentoso inicial será por trinta dias.
Sente-se melhor desde que iniciou as sessões, estamos na quarta, mas o processo ainda é lento. Tem dificuldade de comer e pronunciar as letras "p e "b .
Se tem algum outro procedimento de auxílio , agradeço pela indicação.
email: neivadecamillis@yahoo.com.br

Agradecida, Neiva

Anônimo disse...

Olá! Meu nome é Julio. Tenho 45 anos. Sou de Belo Horizonte. Tive paralisia facial que acometeu o lado direito do rosto em 29 de Junho de 2009. Só consegui neurologista 5 dias mais tarde. Tomei Corticorten 20 mg (prednisona) e faço fisioterapia até hoje. O aspecto melhou bastante, mas o lado direito do rosto não responde bem ainda. O olho ainda tem dificuldades para fechar quando estou em ambiente muito claro, não consigo assobiar nem franzir o lado direito da boca. No momento sinto que minha boca não quer abrir completamente. Nada doe, mas tomar uma sopa tem sido muito difícil. Além dos exercícios sugeridos aqui, eu uma vela esterilizada na boca e tento segurá-la para não cair no chão ao inclinar a cabeça. É para fortalecer os lábios. O olho lacrimeja menos que antes e não tenho mais tantas dificuldades ao falar (Sou professor de Inglês) mas é difícil depender de todos os movimentos faciais profissionalmente. Sinto que nunca mais serei como antes. Mas quem sabe daqui algum tempo a fisioterapia tenha me ajudado a recuperar para estar próximo do "normal" de antes? Parabéns pela iniciativa deste site e continuem com o bom trabalho. Um grande abraço! Julio thejuliocode@ymail.com

Anônimo disse...

26/04/2010
Minha filha de 11 anos,teve paralisia facial a duas semanas vai ter que tomar Corticorten 20 mg (prednisona) durante 15 dias , colirio varias vezes ao dia e pomada ao deitar faz fisioterapia a tarde e exercicio em casa comigo no periodo da manha e noite, já observei melhoras, mais gente tem que ter paciencia, e esperança.Doi tanto ver ela daquele geitinho.

Concurso e Fisioterapia disse...

Olá, você está seguindo todas as orientações, isto é muito bom. Com certeza ela terá uma recuperação excelente.
Força para você e para ela e uma breve recuperação.
Abraços

Anônimo disse...

Ola boa noite tenho 22a

Tive paralisia facial ha 12 dias.Tomei medicacao por 9 dias ACICLOVIR e PREDSIM.
To tendo sensilibilidade do lado afetado e ja iniciei a fisioterapia.E ainda nao vi respost.To muito feia.Teho muito medo que fiquem sequelas.Voce pode me informar quais as sequelas que podem ficar..ESTOU DESESPERADA E DETALHE EU FORMO AGORA EM AGOSTO.NAO TENHO ESTRUTURA PRA PARTICIPAR DA FESTA ASSIM

Concurso e Fisioterapia disse...

Olá não se desespere, faça e refaça os exercícios frente ao espelho, é a melhor forma de acelerar o tratamento. Uma amiga na época da faculdade teve paralisia facial, provavelmente por ansiedade da formatura. Em 1 mês e ¹/² praticamente não se notava.
Não pense que está feia, está no momento com uma alteração que é reverssível.
Se vc exercitar constantemente não haverá sequelas. Mascar cicletes é um excelente exercício.
Não desanime, continue com pensamentos positivos.
Forte abraço e breve reestabelecimento.

AUREA RÜEGG disse...

oi,meu nome é Janaina e estou com paralisia facial a duas
semanas e tenho pela segunda vez mas agora
no lado direito.As vezes fico muito preocupada
pensando que nao vai voltar,da um medo.Sera
q tem a ver com sistema nervoso pois tenho estado
muito alterada.

Concurso e Fisioterapia disse...

Olá Janaína, provavelmente sim, um dos fatores preponderantes para a recdiva da paralisia é o estado do sistema imunológico. O fato do psicológico estar abalado, pode interferir no físico. Devemos sempre lembrar que, "o que a cabeça não consegue controlar, quem sofre é o corpo".
Mas tenha fé, paciência e faça bastante exercícios, logo logo, você estará bem novamente.
Forte abraço e melhoras.

Anônimo disse...

Gsotaria de compartilhar com vcs a minha dor. Minha filha de apenas 11 anos também foi acometida por está paralisia de bell. É muito triste vê minha filha assim, ela não quer ver ninguém diz que está feia. Eu simplismente estou deseperada, já levei ela está fazendo Fisioterapia em um lugar maravilhoso chamado REABILIBARRA, onde eu fui muito bem recebida, já que antes eu passei por dois neurologistas que me passaram várias informaçãoes conflituosas, ela tomou aciclovir, prelone e agora só toma o medicamento ETNA. Isso aconteceu a 13 dias e a melhora é muito lenta até o momento ela só consegue mexer a sombrancelha. Estamos sofrendo muito, pq o meu maior medo é que fique alguma sequela ou que ela não venha a se recuperar. Hoje ela vai fazer uma ressonancia e semana que vem ela vai em um neurologista Dr Eduardo Faveret, já que o psicologico dela está muito abalado

Anônimo disse...

Meu nome é Ilsa

Adm. Blog disse...

Ilsa, obrigada por seu depoimento, aos poucos os movimentos faciais da sua filha vão voltar, as vezes élento, mas a idade é um fator que ajuda e muito na recuperação.
É uma idade de transição entre infância e adolescência e ela deve estar super abalada. Logo logo esta fase passará e ela sairá vitoriosa.
Força para você e para ela.
Abraços

Anônimo disse...

Boa Noite pessoal!!

A coisa é complicada mesmo.Eu tive paralisia facial em 2006 após a extração de um dente cizo. Agora, sem mais nem menos fui acometida novamente por esse mal e sem saber a razão. Estou tomando prednisona 20 mg e fazendo fisioterapia. Desse vez iniciei o tratamento bem rápido, pois tenho sequelas da primeira paralisia,tipo: não consigo sorrir. Estou muito angustiada, será que meu lado que era bom voltará ao normal?

Flávia Magalhães disse...

OI BOA NOITE ESSES EXERCÍCIOS SERVEM PARA QUALQUER PARALISIA FACIAL? COMO PARKINSON, AVC OU OUTRA?
ABRIGADA.

Adm. Blog disse...

Anônimo, com certeza vc recuperará as funções em breve, principalmente se vc já iniciou os exercícios.
Abraços

Adm. Blog disse...

Olá Flávia, servem sim. São exercícios gerais aplicados em todos os casos de paralisias, ou desvio de rima labial.
Abraços

ROSA COM ESPINHOS disse...

OI, MEU NOME É ROSA, EU TIVE PARLIZIA DIA 22/01/12. FUI EM 05 CLINICOS GERAIS, O 1º ME FALOU Q ERA PARALIZIA DE BELL, QUE ERA P/ IR P/ CASA E MASCAR CHICLE, QUE COM O TEMPO IRIAM DESAPARECER OS SINTOMAS, FIQUEI C/ MUITA DOR, PROCUREI OUTRO, ELE ME BAIXOU O HOSPITAL COM AVC. CHEGANDO LÁ A DOUTORA DO PLANTAO ME MANDOU EMBORA, DISSE QUE ERA P/ IR P/ CASA, TOMAR PARACETAMOL P/ DOR, E MASCAR MAIS CHICLES. COM MAIS DOR, FUI EM OUTRA DOUTORA QUE ME DEU REMEDIO P/ DOR, COLIRIO P/ OLHO E UM ANTIBIOTICO P/ OUVIDO, SEM NENHUM EXAME, ELA FAOU QUE EU ESTAVA COM VIRUS NO OUVIDO.
HJ DIA 14/02, QUASE UM MES DEPOIS, AINDA ESTOU PARALIZADA, TENHO DOR, E ESTOU PROCURANDO UM NEURO, SÓ QUE DESSA VEZ VOU TER CONSULTA PARTICULAR, VOU PAGAR, R$ 200,00 A CONSULTA,
GOSTARIA QUE ALGUEM ME DISSESSE O QUE EU TENHO E A CAUSA.
É MUITO DIFICIL ESTAR ASSIM,
DÓI MUITO,
A BOCA FICA MOLE,
EU TRABALHO COMO SECRETÁRIA, E NAO TIVE COMO PARAR DE TRABALHAR.
TENHO PASSADO MUITO MAL.

ABRAÇOS A TODOS.

ary lemos bernardo disse...

Olá meu nome é ariana estou com filho de 7 aninhos com paralisia facial do lado direito do rosto á 3 dias o neuro me indicou que ele pode mascar chicletes, soprar bexigas para ajudar até eu conseguir fisioterapia passou um colírio para pingar no olho direito para estimular a lagrima, confesso que me dói muito velo desse jeito eu choro muito mais tenho fé e esperança em DEUS que ele vai melhorar o neuro disse que pode demorar mais ou menos uns 3 meses para ele estar recuperado assim espero gostaria de saber como faço pra ele fazer fisioterapia com vcs vou deixar meu email ARIANAGATASP01@HOTMAIL.COM para que vcs possam entrar em contato comigo desde já agradeço á atenção DEUS abençõe muito vcs um abraço fiquem com DEUS.

Anônimo disse...

OI! ESTOU COM PARASIA FACIAL HÁ 3 MESE VAI FAZER 4, E ESTÁ MUITO LENTO NO NARIZ E NO SORRISO OQUE POSSO FAZR E POSO FAZER EXECICIO FISICO OU PEGA PESO. POR FAVOR MANDE PARA sousa.adelaide@ig.com.br.

Anônimo disse...

Ola sou Maria Valdéria de Capão Bonito -sp, minha mãe em março/2012 teve herpes zosper na coxa iniciando no nervo ciático até o tornozelo, que ocasionou paralisia na perna , ficou sem andar por 3 meses e com fisioterapia voltou os movimentos e começou a andar de andador,estava bem feliz pois completará dia 09 de novembro, 84 anos, mas de repente surgiu caimbra na perna muito violenta durante a noite, todos dizem para comer banana rs rs rs rs,
não é o caso, pois os exames dela estão ótimos , tanto o potássio, sódio ,cálcio e magnesio, esta sendo medicada com etna injetavel, magnenB6 , mas não estou vendo melhora, confio muito em remédio caseiro,(ervas) se alguem souber de algo ou mesmo na alopatia por favor me ajudem meu email é
val.mqueiroz@hotmail.com .MInha mãe esta sofrendo muito pois as caimbras sou seguidas , durante toda a noite e a dor é intensa, pois torce o pé como se fosse quebrar.
Ah. pessoal caimbras as vezes é mais falta de magnésio que potássio
Não é o caso de minha mãe. Muito obrigada

Anônimo disse...

Olá, tive paralisia facial em 2008, acordei cedo para ir ao colegio e estava normal, quando cheguei ao colegio sentia meu riso meio torto e pensava que nao era nada, quando cheguei em casa meu rosto estava completo paralisado. Fui a fisioterapeutas e fiz vários exames, minha paralisia durou uns 4/5 meses. Nesse ano 2012, venho sentindo umas puxadas e formigamentos no rosto, fui ao medico no 6 dia em que senti de novo e ele disse que poderia ser espasmos após paralisia e que normalmente pessoas após paralisia continha isso. Meu pai com medo de voltar minha paralisia novamente me deu aciclovir para tomar, e ando tomando a dois dias já, fazendo exercicios com medo de voltar de novo, li na internet que algumas pessoas ja passam pela paralisia pela 3 vez, e fico morrendo de medo que a minha volte, assim como eu acredito que muitas pessoa sofrem com isso. (comecei sentindo muita dor de ouvido) Fui ao medico como ja disse e ele disse que nao estou com indice de paralisia, e sim de espasmos mesmo, e que se o espasmo for constante como um toc, se resolve aplicando botox. Queria ajuda para saber se alguem que ja teve paralisia sentiu/teve espasmos e me digam o que fizeram para tentar melhorar
Desde ja grata.

disse...

Julia
Olá, gostaria de saber o que podemos fazer quando o médico neurologista não encaminha para fisioterapia.Meu sogro sofreu de paralisia facial em novembro do ano passado, devido a problemas emocionais, esta tomando os remédios recomentados, pomadas, colírios etc,mas não esta tendo resposta quando ao rosto dele.Ainda está lacrimejando e não volta ao normal.Ele esta desanimado e revoltado ao mesmo tempo. Gostaria de ajudá-lo e gostaria de saber o que me recomendaria fazer.
obg

Adm. Blog disse...

Julia,

Seu sogro pode procurar um fisioterapeuta a qualquer momento, não há a necessidade de encaminhamento. Em alguns casos, pode levar até 2 anos a recuperação, desde que, com acompanhamento.

Maritsa Andrade Dias Torquato disse...

Olá,meu nome e Maritsa tenho 50 anos. E a 13 meses estou com paralisia facial desde de 8 de fevereiro de 2012.Amanheci bem e por volta de 9 horas percebi que meu rosto tava diferente repuxando e quando tomei suco derramou, a boca não segurou.Fui ao neurologista na mesma hora.Foi comprovado que era PFP.Ele me receitou corticoide.Passado uma semana meu rosto inchou e deu uma íngua atras da orelha.Retornei ao medico e ele receitou antibiótico.depois fiz vários exames e fisioterapia por 5meses,todos os dias. Estou tomando 3 etna por dia e ate hoje não melhorei completamente.O que devo fazer? Obrigada... Meu e-mail é maritsa.andrade@hotmail.com

Anônimo disse...

Tenho 26 anos,e me chamo KATRINA, consegui um emprego a 13 dias.
e a 3 dias estou com paralisia facial ( bell).
resumindo falto a 3 dias correndo atras de medico e exames.quando estou parada o meu rosto esta normal,mais quando começo a falar minha boca fica super torta nao consigo falar algumas palavras e isso é pessimo...trabalho com o público e falo no telefone o dia todo...as pessoas ñ me entendem...duvido q vou passar da experiencia...to muito triste com a cituação do emprego... mais sei q a minha saúde é mais IMPORTANTE...sou super vaidosa e isso esta afetando o meu psicologico...ñ sei o q faço

Fabiano disse...

Domingo passado fez frio, acordei com o olho esquerdo lacrimejando muito e assim foi o dia inteiro, na segunda notei o rosto vermelho prox nariz e bolinhas como se fosse de água lado esquerdo e nariz, fui para o trabalho a tarde e foi notado pele vermelha e inchaço e olho lacrimejando, minha boca tava meio torta, sem dor nenhuma, só ardor na pele, chegando em casa fiquei triste mas aliviado, pesquisei na net, (só que o vermelho e as bolinhas na pele já havia sumido)
marquei o otorrino - mas antes fui no PS. a DRa do PS bateu o olho e falou ( Guri vc esta com paralisia facial perifereica ou parcial) testa esquerda lisa, só mostrava metade dos dentes paralisou lado esquerdo, receitou (predinisona 20mg) 12x12 h, pomada Eptisan para dormir e Dextrano Colirio, para não ressecar o olho.....e encaminhou para otorrino e fisioterapia.

Hoje Domingo uma semana depois estou 98% normal, graças a Deus, sem inchaço, expressões faciais praticamente normais,
bom o otorrino esta marcado para amanhã, ainda não marquei a fisioterapia o que vcs acham devo marcar:::???


dênio disse...

oi sou dênio. eu queria saber se quem já teve paralisia facial, pode chegar a ter outra vez?!!!

Luciene Oliveira disse...

Gosto muito das publicações, faço artigos acadêmicos e gostaria que vçs Colocassem o nome do autor das informações para eu colocar nas referências.

elaine lima disse...

meu nome é. Elaine tive essa paralisia agora dia 17 e ainda ñ consegui passar no neuro.Se eu fizer esses exercicios ira me ajudar a voltar ao normal ?

Adm. Blog disse...

Olá Elaine, quanto antes você iniciar os exercícios, mais benefícios você terá. Procure um fisioterapeuta para orientações quanto a realização dos exercícios.

Leila disse...

Ola, meu nome é Leila e estou no exterior, na Nova Zelandia, primeiro tive dor de dente e logo após varios sintomas apareceram, o proprio dentista me enviou para o médico, pois desconfiou que era Paralisa de Bell, a médica olhou para o meu rosto, pediu para que eu sorrise e logo após para fechar e abrir os olhos, examinou o meu ouvido e já deu o diagnostico que era paralisia de bell, ela explicou os piores detalhes da doenca e me passou um artigo para leitura, me receitou colirio, antiviral e corticoide, chehuei em casa e ja procurei na internet o que era e fiquei muito aliviada que na maioria das vezes nao ha sequelas, ja contactei um medico no Brasil e ele me falou que os procedimentos estao corretos, e que eu deveria fazer massagens, ja vou comprar um face massager, mas aqui a fisioterapia é super cara, com somente as massagens indicadas, eu tenho também um progresso? O melhor a ser utilizado é gelo ou agua quente?Acupuntura ajuda?A vitamina B12 dá resultados melhores que o corticóide?Os dois juntos podem ser utilizados, o corticoide e o B12?Sei que varia de uma pessoa para outra, mas em quanto tempo o resultado é sentido? Sei que são muitas perguntas, mas por favor me responda. Meu e-mail é Leila_siqueira@hotmail.com
obrigada, Leila

BibiCurt disse...

Ola me chamo Pâmela tenho 14 anos e estou com paralisia de bell sera que posso por aparelho esta programado pra mim por aparelho esse mes ainda e nao melhorou

Adm. Blog disse...

Olá Pâmela,

O aparelho não interfere em nada, pode colocá-lo sem problemas!

Anônimo disse...

Olá me chamo nel
tive herpes zoster e afetou meu olho
Fiz o tratamento adequado e já terminei
E tá tudo bem . Mais meu olho fikou fechado
as pálpebras estão paralisadas não conseguindo abrir isso já vai fazer 1 mês
será que o meu olho ainda voltará abrir ????

Anônimo disse...

Tô com paralisia na pálpebra do olho
já tem mais de 1 mês e meu olho não abre
e a bola preta de dentro fikou torta
será que meu olho ainda poderá abrir ???
by patty

Anônimo disse...

Por favor me responda estou muito aperiada com essa situação
by patty

Anônimo disse...

ola meu nome e ludmila bom. aos 10 anos de idade eu dei paralizia bomfoi na sexta deitei No sofa quando me deu uma dor de cabeça muito grande. bom ao levantar reparei q minha boca tava torta, fui no medico ele passo todo procedimnto com6 meses mi recuperei dps veio pela segunda ves , mas dai volto sozinho bom ate hj eu olho espelho. tenho muito medo bom gente e ruim mas passa save eu choro as vezes. por que penso por que aconteceu cmg hj tenho 13 nos minha boca e um poko puxada mas nem da pra repara bom. e isso nao desista pessoas e ruim sim. hj eu trabalho escuto meus rock pra me ajida meus gospel e e isso vai fe

Anônimo disse...

Olá,me clamo Elaine e já faz um mês que estou com paralisia de bell.Faço fisioterapia diariamente mas até o momento não obtive resultados.A fisioterapeuta esta querendo fazer eletroestimulação em mim,mas já li que este tratamento não é indicado para o rosto,pode deixar sequelas.Pode me esclarecer sobre a eletroestimulação para o rosto?

soraia disse...

Olá, o meu nome é Soraia e no ano de 2011 tive um traumatismo cranio encefálico. Fiz fisioterapia durante um ano: consigo movimentar-me mas a parte facial nunca recuperou. Ao ouvido fui operada este ano e recuperei alguma coisa. Fui encaminhada para o tratamento com toxina botulínica ao rosto, mas a meu ver não resulta muito. O que posso fazer?

Unknown disse...

Oi,meu nome é Léia minha sobrinha teve paralisia em um dos lados do rosto ela tem 16 anos,e ontem tivemos que ir ao médico pela quarta vez por causa de um monte de bolinhas avermelhadas na pele do rosto,costas e braços e na boca que surgiram repentinamente.nenhum médico deu um diagnóstico certo.Estamos muito preocupados.Por favor nos de uma orientação.

Unknown disse...

Oi,meu nome é Léia minha sobrinha teve paralisia em um dos lados do rosto ela tem 16 anos,e ontem tivemos que ir ao médico pela quarta vez por causa de um monte de bolinhas avermelhadas na pele do rosto,costas e braços e na boca que surgiram repentinamente.nenhum médico deu um diagnóstico certo.Estamos muito preocupados.Por favor nos de uma orientação.

Anônimo disse...

Olá tive paralisia A 16 anos a tras tem como eu recuperar. ,

Mariana disse...

Olá tive paralisia A 16 anos a tras tem como eu recuperar. ,

Anônimo disse...

Tive paralisia há 16 anos atrás. Tomei remédios, fiz fisioterapia, todos os tratamentos e recomendações.
Não voltou. Tenho sequelas até hoje.
E há 5 anos atrás tive novamente.

Anônimo disse...

Estou com paralisia a cinco dias com a boca bem comprometida estou fazendo tratamento des de o primeiro dia com prednisona e exercícios. Qual é o tempo máximo da volta total . Obrigada

Anônimo disse...

Olá meu nome é silvia . Por favor queria saber de tem um exercício mais específico para os labios pois estou tratando des de o primeiro dia e não obtive nenhum resultado . Qual é o tempo máximo para a melhora???

Anônimo disse...

O medicamento b 12 e realmente eficaz no tratamento da paralisia?? Por favor me ajude.des de já agradeço

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO