Síndrome de HELLP

(H) hemólise, (EL) enzimas hepáticas elevadas e (LP) baixa contagem de plaquetas

A Síndrome de HELLP é uma grave complicação da gestação. Algumas gestantes desenvolvem somente uma ou duas dessas características da síndrome de HELLP.
Esse quadro é denominado de SH parcial. As manifestações clínicas podem ser imprecisas, sendo comuns queixas como: dor epigástrica, mal estar geral, náuseas, vômitos, cefaléia, dor na parte superior do abdômen, e até sintomas semelhantes a uma síndrome viral inespecífica. Dado que a maioria desses sintomas é comum em gestações normais e se assemelha aos sintomas de outras doenças, a SH é difícil de diagnosticar. O diagnostico precoce é, iminentemente, laboratorial e deve ser pesquisado de maneira sistemática nas mulheres com pré-eclâmpsia/eclâmpsia e/ou dor no quadrante superior direito do abdomem.

Embora a causa da HELLP ainda não seja completamente entendida, a síndrome pode levar à insuficiência cardíaca e pulmonar, hemorragia interna, hematoma hepático, insuficiência renal aguda, acidente vascular cerebral, eclâmpsia e outras complicações graves que podem levar à morte materna. Ela também pode levar a placenta a se descolar prematuramente da parede uterina, o que pode resultarem morte fetal. Outras complicações sérias para o feto incluem crescimento uterino restrito e síndrome da angústia respiratória. Aproximadamente 2% das mulheres com a síndrome de HELLP e 8% dos bebês morrem em decorrência da síndrome.

A fisioterapia vai atuar nos casos de pré-eclâmpsia leve à moderada, podendo atuar orientando as pacientes quanto ao posicionamento, exercícios respiratórios, alongamentos, exercícios ativos que devem ser lentos, homogêneos e simples, devendo requerer o mínimo de esforço, tratar edemas, mobilização de cinturas escapular e pélvica, técnicas de relaxamento e hidroterapia.

Para saber mais a respeito desta e outras Síndromes da Gravidez faça o downlod desta apotila: