Lian Gong - parte superior do corpo

O Lian Gong é uma técnica que une medicina terapêutica chinesa e cultura física. Desenvolvido na China, em 1974 pelo médico ortopedista Zhuang Yuen Ming, compõe-se de duas partes, a primeira trata de desequilíbrios e dores no corpo e previne o seu aparecimento; a segunda trata as tenossinovites e disfunções dos órgãos internos, assim como as dores nas extremidades das articulações, prevenindo igualmente o aparecimento dessas disfunções. Os exercícios são simples, acessíveis a pessoas de todas as idades e são realizados em qualquer lugar sem necessidade de roupas especiais ou de equipamentos.


O Lian Gong compõe-se de duas partes:

PARTE 1: Prevenção e tratamento de dores no pescoço, ombros, costas, região lombar, glúteos e pernas.
PARTE 2: Prevenção e tratamento de dores nas articulações dos membros superiores e inferiores, de tenossinovites e desordens funcionais dos órgãos internos.

PARTE SUPERIOR DO CORPO

Exercícios para prevenir torcicolos e dores da região cervical, pescoço, ombros e dos músculos deltóides dos braços.


Fortalecer os músculos do pescoço e aumenta a mobilidade das diferentes articulações da coluna cervical. Atua especialmente no músculo trapézio e na região posterior do pescoço.
Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros e as mãos apoiadas na cintura, inspire. Durante a expiração gire a cabeça para a esquerda, alongando o pescoço e inspire voltando à frente. Repita para o lado direito e voltando à frente
Expire estendendo o pescoço, levando a cabeça para trás e inspire voltando à posição inicial.
Expire flexionando o pescoço e inspire voltando à posição inicial.

Fortalecer a função dos músculos do pescoço, ombros e região superior das costas. Melhora a movimentação da cintura escapular, especialmente a função dos músculos rombóides.
Com os pés afastados na largura dos ombros, os braços semi-flexionados, e as mãos abertas à frente do corpo, na altura do rosto, formando um triângulo entre os indicadores e polegares.
Inspire e, expirando, abra os braços, enquanto as mãos se fecham e se colocam perpendicularmente aos cotovelos, acompanha a mão esquerda com o olhar. Volte a posição inicial inspirando.
Repita o movimento para o outro lado.

Fortalecer a função dos músculos do pescoço, ombros e costas, tais como os supra-espinhal, trapézio e deltóide.
Com os pés afastados na largura dos ombros, os braços flexionados, e as mãos fechadas à frente do corpo, na altura dos ombros, voltadas para frente, inspire e expire profundamente.
Abrindo as mãos, vá estendendo os braços para cima enquanto inspira, mantendo as palmas viradas para frente e olhar dirigido para a mão esquerda.
Expire voltando à posição inicial.
Repita o movimento para o outro lado.

Aumentar a amplitude de movimentação da articulação do ombro, exercitando a função de movimentação dos músculos redondo maior e menor, subescapular, coracobraquial e outros da região do pescoço e ombros.
Com os pés afastados na largura dos ombros e braços estendidos naturalmente à frente do corpo, com as mãos sobrepostas, a esquerda sobre a direita, inspire e expire profundamente.
Inspirando, eleve os braços à frente do corpo, até acima da cabeça e, durante a expiração, vá descendo os braços, lateralmente, com as palmas das mãos para cima, olhando para a mão esquerda, até voltar à posição inicial, mas com as mãos sobrepostas de forma invertida.
Repita o movimento para o outro lado.

Praticar o movimento circular da articulação dos ombros.
Com os pés afastados na largura dos ombros e braços estendidos naturalmente ao longo e ao lado do corpo, inspire e expire profundamente.
Inspirando, vá flexionando os cotovelos, levando-os para trás e elevando as mãos ao lado do corpo, mantendo os ombros e punhos relaxados. Ao alcançar os ombros, eleve os cotovelos acima das mãos, olhando para o cotovelo esquerdo. Durante a expiração, vá descendo os cotovelos e depois as mãos, até voltar à posição inicial.
Repita o movimento para o outro lado.

Ampliar o campo de movimentação da articulação dos ombros, aumentando a potência dos músculos redondo maior e menor, grande dorsal, entre outros. Melhora a função de extensão dos braços.
Com os pés afastados na largura dos ombros, deixe o braço esquerdo estendido naturalmente ao longo e ao lado do corpo e o direito flexionado, de forma que o dorso da sua mão fique posicionado sobre o rim esquerdo. Inspire e expire profundamente. Durante a inspiração, com a palma da mão para baixo vá elevando o braço esquerdo lateralmente, acompanhando o movimento da mão com o olhar, até que o braço fique perpendicular ao chão, com a palma da mão para cima. Expirando faça o movimento inverso, voltando à posição inicial.
Inverta a posição dos braços e repita o movimento para o outro lado.

Visite TAOCHIA

2 Comentários:

Dani disse...

Otimo teste que eu não conhecia!

Anônimo disse...

Favor postar a Lian Gong Parte Infeiror do Corpo.
Obrigada
Ana Maria

Postar um comentário

Identifique-se para uma troca saudável

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO