Spiral Taping

"Spiral Taping" (lê-se espiral têipin), uma técnica terapêutica indolor, para o tratamento de problemas articulares e musculares, que foi criada no Japão pelo técnico em acupuntura e ostepata Nobutaka Tanaka, que se utiliza fixação de fitas adesivas em locais específicos sobre a pele.

A colagem de fitas gera estímulos cutâneos que são levados ao cérebro pelas vias sensitivas e a resposta retorna pelas vias motoras e pelo sistema nervoso autônomo, o que melhora a circulação e regulariza o metabolismo e tônus muscular.

Os princípios são os mesmos da acupuntura. Ou seja, o toque do esparadrapo sobre a pele, estimula pontos pelos quais flui a energia vital, redirecionando-a e equilibrando seu fluxo.

O Spiral Taping foi aperfeiçoado baseando-se nos conhecimentos da Medicina Oriental, Cinesiologia, Fisiologia Muscular, que possuem diagnóstico e métodos de tratamentos específicos. Dessa forma possibilita o reequilíbrio dos grupos musculares e das articulações, contribuindo para a normalização da postura (efeito similar ao RPG "passivo").

As fitas são estrategicamente colocadas na região a ser tratada, no sentido ou perpendicular às fibras musculares, com o propósito de corrigir fluxo energético. Assim, as fitas, de natureza não elástica, são coladas sobre a pele na forma de SPIRAL (fitas estreitas) ou CROSS TAPE (fitas em formas de retículos). Não é utilizado qualquer tipo de medicamento, apenas utiliza-se o esparadrapo comum, aplicado criteriosamente no sentido e locais adequados, após uma análise individual.

A spiral taping é aplicada duas vezes por semana, em sessões rápidas. O paciente fica com os movimentos livres e, depois de duas horas, pode lavar o local sem problemas. O tempo ideal de permanência das fitas é de três dias e após esse período, a pessoa deverá retornar à clínica para ser reavaliada pelo terapeuta.

Qualquer pessoa pode se beneficiar desta técnica, desde crianças até idosos, exceto bebês, pois sua pele é muito sensível. Em atletas, o Spiral Taping mostrou-se um excelente método de tratamento, tendo sua eficácia comprovada por diversos esportistas tratados nas várias academias.

Efeitos

Efeito antiinflamatório
Analgésico
Miorrelaxante
Sinergismo muscular
Equilíbrio energético
Efeito SNA

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano VIII - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO