COLABORE COM O BLOG...COLABORE COM O BLOG...COLABORE COM O BLOG...COLABORE COM O BLOG

Spiral Taping

"Spiral Taping" (lê-se espiral têipin), uma técnica terapêutica indolor, para o tratamento de problemas articulares e musculares, que foi criada no Japão pelo técnico em acupuntura e ostepata Nobutaka Tanaka, que se utiliza fixação de fitas adesivas em locais específicos sobre a pele.

A colagem de fitas gera estímulos cutâneos que são levados ao cérebro pelas vias sensitivas e a resposta retorna pelas vias motoras e pelo sistema nervoso autônomo, o que melhora a circulação e regulariza o metabolismo e tônus muscular.

Os princípios são os mesmos da acupuntura. Ou seja, o toque do esparadrapo sobre a pele, estimula pontos pelos quais flui a energia vital, redirecionando-a e equilibrando seu fluxo.

O Spiral Taping foi aperfeiçoado baseando-se nos conhecimentos da Medicina Oriental, Cinesiologia, Fisiologia Muscular, que possuem diagnóstico e métodos de tratamentos específicos. Dessa forma possibilita o reequilíbrio dos grupos musculares e das articulações, contribuindo para a normalização da postura (efeito similar ao RPG "passivo").

As fitas são estrategicamente colocadas na região a ser tratada, no sentido ou perpendicular às fibras musculares, com o propósito de corrigir fluxo energético. Assim, as fitas, de natureza não elástica, são coladas sobre a pele na forma de SPIRAL (fitas estreitas) ou CROSS TAPE (fitas em formas de retículos). Não é utilizado qualquer tipo de medicamento, apenas utiliza-se o esparadrapo comum, aplicado criteriosamente no sentido e locais adequados, após uma análise individual.

A spiral taping é aplicada duas vezes por semana, em sessões rápidas. O paciente fica com os movimentos livres e, depois de duas horas, pode lavar o local sem problemas. O tempo ideal de permanência das fitas é de três dias e após esse período, a pessoa deverá retornar à clínica para ser reavaliada pelo terapeuta.

Qualquer pessoa pode se beneficiar desta técnica, desde crianças até idosos, exceto bebês, pois sua pele é muito sensível. Em atletas, o Spiral Taping mostrou-se um excelente método de tratamento, tendo sua eficácia comprovada por diversos esportistas tratados nas várias academias.

Efeitos

Efeito antiinflamatório
Analgésico
Miorrelaxante
Sinergismo muscular
Equilíbrio energético
Efeito SNA

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Postagens populares

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IV - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO