Hematoma grave na coxa

Quando as dores provocadas por contusões musculares na região da coxa permanecem intensas, apesar da medicação analgésica e de antiinflamatórios, sendo que a impotência funcional impede qualquer movimento de flexo-extensão do joelho, presença de espasmos e aumento do volume da coxa, são sinais clínicos de síndrome compartimental.
Indica-se então a realização de uma ultra-sonografia, para possível diagnóstico de hematoma volumoso intramuscular.
A confirmação deste diagnóstico indicará um tratamento cirúrgico de emergência.

Tratamento


Após a retirada dos drenos, iniciam-se exercícios passivos, utilizando amplitudes gradativas para reabilitação funcional das articulações, principalmente a flexo-extensão do joelho, e exercícios de contração muscular isométrica do quadríceps.

Recomenda-se marcha sem apoio do membro inferior operado, com auxílio de muletas canadenses, antes da retirada dos pontos, em geral em torno do 10-12 dias. Durante esse período, são intensificados os exercícios para aceleração de reabilitação.

Após a retirada dos pontos, permite-se marcha com apoio, ainda com auxílio de muletas canadenses.

Nesse momento, fisiomecanoterapia é realizada com cargas de intensidade gradativa e associações a reabilitação específica com estruturação muscular geral, exercícios de alongamentos, correções posturais da coluna vertebral e exercícios aeróbicos na bicicleta ergométrica.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO