Regeneração muscular

O músculo esquelético é capaz de notável regeneração após lesão. Diferentes eventos ocorrem para ativar a completa regeneração muscular: fagocitose de fragmentos musculares, revascularização, ativação, proliferação e diferenciação de células precursoras musculares e reinervação.

Nos modelos experimentais de lesão muscular, a natureza da lesão determina a extensão na qual a revascularização, fagocitose, reinervação e miogênese devem ocorrem para regenerar o músculo. Com exceção da fagocitose das fibras fragmentadas, os eventos celulares e moleculares que ocorrem após lesão são semelhantes aos que ocorrem durante a miogênese do embrião. Inicialmente, a lesão causa dissolução do sarcolema que leva a rápida necrose da fibra muscular, com posterior aumento do número de células inflamatórias no local da lesão, sendo estas as principais características histopatológicas observadas na fase inicial do trauma muscular.

Assim, a fase inicial da lesão muscular é acompanhada pela ativação de células inflamatórias e miogênicas. Pesquisas recentes revelam que fatores liberados pelo músculo lesado ativam células inflamatórias intramusculares, que promoverão sinais quimiotáticos para células inflamatórias oriundas da circulação.

Os neutrófilos são as primeiras células inflamatórias a invadir o músculo lesado, liberando bradicinina, prostaglandina e histamina, causando vasodilatação e aumentando a permeabilidade dos pequenos vasos, aumentando em quantidade de 1-6 horas após a lesão e permanecendo presentes poucas horas após a lesão.

Após a infiltração de neutrófilos (~48h), os macrófagos tornam-se as células inflamatórias predominantes no local da lesão. Essas células mononucleares infiltram-se no local para fagocitar o tecido lesado, condição importante para a regeneração muscular, ativar e regular a atividade mitótica das células miogênicas, além de liberar fatores de crescimento após a lesão.

A degeneração é seguida pela ativação do processo de reparo muscular. A proliferação celular é um evento necessário para a regeneração muscular. A expansão das células miogênicas promove uma fonte suficiente de novos mionúcleos para o reparo muscular. As células miogênicas diferenciam-se e fundem-se às fibras lesadas para reparo e/ou formação de novas miofibras.

As células miogênicas responsáveis pela regeneração são as células satélites (CS). Elas fazem parte de uma população de células com grande atividade mitogênica que contribui para o crescimento muscular pós-natal, reparo das fibras musculares danificadas e manutenção do músculo esquelético adulto. Foram assim denominadas por sua localização anatômica na periferia de fibras musculares multinucleadas maduras. São células indiferenciadas e mononucleadas, cuja membrana basal está em continuidade com a membrana basal da fibra muscular.

Enquanto o tecido muscular esquelético mantém-se livre de agressões, as CS permanecem em estado de quiescência (repouso).

Entretanto, em resposta a estímulos como crescimento, remodelação ou trauma, as CS são ativadas, proliferam-se e expressam marcadores da linhagem miogênica.

Essas células se fundem a fibras musculares já existentes ou se fundem à
CS vizinhas para gerar novas fibras musculares.

A revascularização é fator importante para o sucesso e formação de nova fibra muscular após uma severa lesão, levando nutrientes e oxigenação aos tecidos adjacentes para o reparo do tecido. Deste modo, se a lesão levar a um comprometimento vascular, o processo regenerativo será mais lento, devido ao retardo da fagocitose pelas células inflamatórias.

Além do suprimento sanguíneo, a integridade da lâmina basal também é importante no sucesso da regeneração, servindo como base para a formação do novo miotubo (precursor das miofibrilas) e o desenvolvimento mínimo de fibrose.

Resumindo, para que aconteça a regeneração, o tecido muscular passa por três fases. A primeira é a de destruição ou inflamatória aguda (zero a sete dias), a qual é caracterizada por formação de hematoma, necrose miofibrilar e reação celular inflamatória. A segunda é a fase de reparo ou proliferativa (sete a vinte e um dias), a qual consiste de fagocitose do tecido necrosado, regeneração das miofibrilas, produção do tecido conectivo de cicatrização e crescimento capilar. Já a terceira e última fase, de remodelação ou maturação (após vinte e um dias), caracteriza-se pela maturação das miofibrilas, contração e reorganização do tecido de cicatrização e restauração da capacidade funcional muscular.

Autores: Fabiana Elisa Toressan Faria, Viviane Balisardo Minamoto

32 Comentários:

Anônimo disse...

Tenho uma duvida um tescido lesado com rabdmiliose demora quanto tempo para voltar ao seu.estado normal?

Anônimo disse...

quau é o elemento quimico?

Anônimo disse...

eu tambem preciso saber o elemento quimico

Anônimo disse...

Sejam mais específicos!!! elemento químico do quê?

Anônimo disse...

Qual elemento químico com 8 letras que tem a ver com regeneração muscular

Fabi disse...

qual o elemento quimico presente na regeneração

Anônimo disse...

qual o elemento químico???

Anônimo disse...

Não vale roubar, seus fidiputa!!!!

Anônimo disse...

fofura
qual e o elemento quimico

Anônimo disse...

Elemento químico que age no processo, é um desafio de lógica da Positivo valendo prêmios...

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkk alunos positivo.

Anônimo disse...

e um elemento quimico preciso saber so tenho 5 dias

Anônimo disse...

eu preciso saber o q e um elemento quimico






ass:Gabriel

Anônimo disse...

a

Gabriel Gobbo disse...

preciso saber o q e um elementoo quimico

MENINO CURIOSO disse...

qual elemento quimico preciso saber

Luiza wauterss lopess disse...

Qual é o elemento químico ?

Luiza wauterss lopess disse...

Qual o elemento químico ?

Anônimo disse...

proteínas anexinas e dinaminas

Expert disse...

Fosfofrutoquinase (PFK, do inglês phosphofructokinase) é uma enzima quinase, uma enzima glicolítica que catalisa a transferência irreversível de um fosfato da ATP a frutose-6-fosfato. É o mais importante ponto de controle da glicólise.

Anônimo disse...

Aninha disse:
POR FAVOR PRECISO SABER O ELEMENTO QUIMICO !!!!!!!
Com muita curiosidade,
Aninha.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

qual e o elemento quimico

Anônimo disse...

QUais as 3 resposta ?

Anônimo disse...

qual o elemento quimico com 8 letras?

porfavor me ajudem

Desafio positivo disse...

RESPOSTA É




POTÁSSIO

Desafio positivo disse...

1-Alimento
2-Amarelo
3-Potássio
Objeto-Banana

Anônimo disse...

gabriel disse:
cambada de babaca deram a resposta

Anônimo disse...

GRAÇAS A DEUS EXISTE UM SER BONDOSO NESSA TERRA PRA FALAR A RESPOSTA

Anônimo disse...

estou esperando o 3º desafio

Anônimo disse...

Faz parte da vida de muitas pessoas?com seis letras

Anônimo disse...

qual o objeto
do 2 desfio

Anônimo disse...

asc

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO