Ação da massagem sobre o sistema nervoso

O aumento nas funções autônomas é seguido por uma redução se a massagem for diminuída ou encerrada. Ao pressionar um ponto (acupressão) ocorre liberação de analgésicos do próprio corpo e as substancias químicas de toda a classe da endorfina (alterando o humor) que estimulam respostas parassimpáticas de restauração e contentamento. A estimulação do sistema nervoso periférico pode produzir analgesia por indução de efeitos inibidores neurofisiológicos e neuro-humorais no mecanismo espinal da comporta.

Pesquisas sugerem que o desenvolvimento de analgesia depende da estimulação de pontos específicos no músculo que correspondem a certos tipos de receptores musculares.

Então, se a massagem ativar esses pontos numa intensidade suficiente, as fibras de diâmetro grande podem ser estimuladas impulsionando o mecanismo da comporta e a analgesia por hiperestimulação. Pode-se dizer que as sensações da massagem chegam mais rapidamente ao cérebro, e as sensações de dor são bloqueadas porque a comporta esta fechada.

Nos casos de espasticidade (hipertonia dos músculos, que causa movimentos rígidos e descoordenados, resultantes de lesões no motoneurônio superior), paralisias (suspensão temporária ou a perda permanente da função com frequente redução nas sensações ou fraqueza dos movimentos voluntários), a massagem tem o efeito de aliviar a tensão nos músculos e estirá-los (por um curto período de tempo no caso da espasticidade), e de aumentar a circulação local e sistêmica, alem de nutrir o músculo, eliminar as toxinas presentes no sistema e proporcionar um toque carinhoso. Em pacientes com sequela de acidente vascular encefálico (AVE), auxilia na restauração das sensações, reduz a rigidez dos músculos, diminui qualquer espasmo dos vasos sanguíneos, reduz o estresse e oferece apoio emocional aos pacientes.

Estudos de Sullivan tem demonstrado as respostas da massagem local na mudança no nível da atividade do motoneurônio espinal em sujeitos sem deficiência neurológica.

Nestes estudos foram investigados os efeitos da massagem na atividade do motoneurônio espinal, através das mudanças mensuradas na amplitude do reflexo-H, uma medida indireta da excitabilidade do motoneurônio. O teste de reflexo de Hoffmann (reflexo-H) mede a atividade elétrica em sua superfície tecidual, ou seja, uma medição da excitabilidade do trajeto do reflexo espinhal. O reflexo-H registrado foi obtido do mesmo músculo antes, durante e depois da massagem. A amplitude do reflexo-H foi marcadamente reduzida durante o período da massagem em comparação com aquela obtida antes ou depois da massagem. Este achado foi interpretado como indicativo de uma redução (inibição) da atividade do motoneurônio.

O uso da técnica do reflexo-H fornece uma medida satisfatória da excitabilidade do motoneurônio. A redução da excitabilidade do motoneurônio (como evidenciado pelo decréscimo na amplitude do reflexo-H) observada durante a massagem fornece evidências maiores dos efeitos inibitórios de uma série de estímulos periféricos.

A massagem, provavelmente, fornece um input sensorial multidimensional capaz de excitar um numero de receptores diferentes. A massagem ativa os receptores cutâneos e profundos do músculo. O papel do fuso muscular e do órgão tendinoso de Golgi deve ser confirmado. O fato de que a inibição foi observada somente durante a massagem de determinado músculo, confirma a especificidade da resposta e sugere que o estimulo e os receptores ativados durante a massagem são específicos do músculo que esta sendo massageado.

Assim, os resultados não podem ser extrapolados para sujeitos neurologicamente deficientes, por exemplo, sujeitos que manifestam hiperatividade muscular reflexa.

Autores: Cláudia Marchetti Vieira da Cruz, Fátima Aparecida Caromano

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO