Exercício e Síndrome de Marfan

Quais os tipos de atividades ou esportes que posso desempenhar?

A orientação deve ser feita de forma individual, de acordo com as limitações apresentadas para cada paciente. As atividades não devem provocar esforço intenso, no máximo cerca de 50% da capacidade física, mantendo uma freqüência cardíaca de no máximo 110 batimentos por minuto sem medicação e 100 batimentos por minuto com medicação.

Entretanto, o paciente com Marfan só pode ser liberado para realização de atividades físicas após avaliação de um médico cardiologista. Feito isto, o Fisioterapeuta é o profissional adequado para prescrever e orientar o tipo de atividade à ser realizada.

Posso realizar qualquer tipo de exercício?

Não. Existem exercícios apropriados para que você não tenha problemas indesejados. As atividades não devem apresentar caráter competitivo, exercícios isométricos (realização de força sem movimento), como por exemplo musculação, não são benéficos, estando mais indicados os exercícios isotônicos (realização de força com movimento, como por exemplo caminhadas) com intensidade leve à no máximo moderada.
Devem ser evitadas mudanças bruscas de direção, paradas abruptas ou colisões com outros jogadores ou equipamentos e quedas no chão.

Eu posso realizar exercícios físicos?

Sim. Os exercícios são importantes para as pessoas, incluindo os indivíduos com Síndrome de Marfan. Não só o exercício promove uma melhora da capacidade física, como também tem efeito benéfico sobre o controle da pressão arterial e da densidade óssea. Exercícios físicos apropriados e seguros são importantes para aumentar tanto a sobrevida quanto a qualidade de vida.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO