Glossário de Fisioterapia Respiratória

Ciclo Ativo das Técnicas de Respiração (ou ACBT, pelas iniciais em inglês): Técnica de depuração das vias aéreas. Um ciclo das técnicas de Controle Respiratório (BC), Exercícios de Expansão Torácica (TEE) e da Técnica de Expiração Forçada (FET).

Fluxo Aéreo: Expresso em volume / tempo, (l/min.)

Velocidade do Fluxo Aéreo: Expressa em distância / tempo, (m /min.), rapidez.

Técnica de Depuração das Vias Aéreas (ACT, pelas iniciais em inglês): Estratégia para a desobstrução das vias aéreas (com ou sem aparelho) usada para auxiliar a remoção do muco pelo descolamento, deslocamento, transporte e expectoração de secreção das vias aéreas.

Drenagem Autógena Assistida (AAD): É a Drenagem Autógena (AD) realizada com assistência em bebês, crianças pequenas ou indivíduos incapazes de seguir instruções ou de participar ativamente do tratamento.

Drenagem Autógena (AD): Técnica de depuração das vias aéreas utilizando a pressão ótima do fluxo expiratório em diferentes níveis de volume pulmonar.

Pressão Positiva de Duplo Nível nas Vias Aéreas (BiPAP): Ventilação assistida com calibração independente das pressões positivas inspiratória e expiratória.

Controle Respiratório (BC): Respiração cíclica normal encorajando o uso da parte inferior do peito e o relaxamento da parte superior e dos ombros.

Percussão / Tapotagem Torácica: Percussão (tapotagem) rítmica na parede do tórax usando a(s) mão(s) com uma flexão/extensão do pulso ou um aparelho mecânico.

Compressão Torácica: Compressão manual ou mecânica do tórax na direção do movimento normal das costelas na expiração.

Exercício(s) de Mobilidade Torácica: Exercícios físicos para manter ou aumentar a mobilidade da parede torácica.

Fisioterapia Torácica: Termo ambíguo usado no passado para definir a terapia de depuração / desobstrução das vias aéreas.

Vibração / Agitação Torácica: Agitação ou vibração da parede torácica na direção do movimento normal das costelas, durante a expiração.

Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP, pelas iniciais em inglês): Ventilação assistida com a mesma calibração de pressão positiva durante todo o ciclo da respiração.

Técnica da Tosse: Uso da tosse de forma controlada, a volumes pulmonares específicos, para verificar a existência e/ou auxiliar a remoção de secreções brônquicas.

Controle da Tosse: Ser capaz de controlar a tosse para prevenir a ocorrência de paroxismos ou ataques de tosse improdutiva.

Respiração com Resistência Expiratória (ERB): Expiração contra uma resistência ao fluxo. A seleção do tipo e do tamanho da resistência depende da estratégia fisiológica, dos objetivos imediatos e das necessidades individuais.

Técnica da Expiração Forçada (FET, pelas iniciais em inglês): Expirações forçadas (exalações ou huffs) intercaladas por períodos de controle respiratório (BC).

Alta Pressão Expiratória Positiva (Hi- PEP): Técnica de depuração das vias aéreas combinando a Pressão Expiratória Positiva (PEP) com a Expiração Forçada contra um aparelho que provoca resistência ao fluxo de ar.

Exalar, exalação: Exalação é a expiração forçada com a glote aberta.

Aparelho de Inalação (Inalador): Um aparelho através do qual os medicamentos em pó ou em aerossol podem ser inalados.

Inaloterapia: Aplicação de medicamentos em pó ou em aerossol nas vias aéreas através da inalação.

Terapia Manual: O tratamento das juntas e dos músculos por mobilização, manipulação e alongamento específicos.

Drenagem Postural Modificada: Adaptação da drenagem postural para eliminar as posições de cabeça para baixo.

Depuração Mucociliar: Movimento fisiológico do muco das vias aéreas pelo sistema de transporte mucociliar, em direção à boca.

Nebulizador: Aparelho que aerossoliza um líquido.

Sistema Nebulizador: Equipamento composto de uma fonte de energia e de um nebulizador funcionando como uma unidade.

Ventilação Não-Invasiva (NIV, pelas iniciais em inglês): Ventilação assistida aplicada de forma não-invasiva com uma máscara ou um bocal para os pacientes respirarem espontaneamente, com calibração independente para as pressões inspiratória e expiratória, valores de fluxo e níveis de ativação.

Pressão Expiratória Positiva Intermitente (OscPEP, pelas iniciais em inglês): Técnica de depuração das vias aéreas que utiliza os efeitos da pressão expiratória positiva intermitente e do fluxo intermitente, combinados com a tosse.
(A OscPEP foi originalmente desenvolvida com o uso de Destin/Scandipharm Flutter VRP1.)

Percussão: Ver “Vibração / Agitação Torácica”.

Atividade Física: Usada para influenciar o padrão respiratório, a ventilação e a distribuição da ventilação. Participação em esportes, em jogos com esforço físico e em atividades normais diárias (ADL), etc. Ativação física de um bebê ou uma criança nova utilizando seus reflexos motores, sua maturidade motora e curiosidade atual. Os grupos-alvo são crianças de todas as idades, adolescentes e adultos.

Exercício Físico: Exercícios dirigidos à preservação ou aprimoramento de uma função física específica.

Treinamento Físico: Um programa de exercícios físicos estruturados e repetidos planejado com o propósito de aprimorar / manter a capacidade de exercitar, a resistência, a mobilidade, a força muscular e a postura.

Posicionamento: Uso do posicionamento corporal para aproveitar os efeitos da gravidade para mudar a capacidade residual funcional (FRC) regional e para aumentar a ventilação regional com o objetivo de melhorar o padrão de deposição aerossol facilitar a drenagem de secreções bronquiais prevenir / tratar a atelectasia.

Pressão Expiratória Positiva (PEP): Técnica de depuração das vias aéreas que utiliza os efeitos do volume da respiração cíclica contra uma resistência expiratória, combinada com a FET ou tosse. (A PEP foi desenvolvida originalmente usando o sistema AstraTech PEP.)

Drenagem Postural (PD): Uso da gravidade para a drenagem de secreções guiada pela anatomia bronquial.

Drenagem Postural & Percussão (PD & P): Técnica de depuração das vias aéreas que combina a drenagem postural e a percussão / tapotagem torácica.

Respiração com Lábios Contraídos: Geração de pressão positiva nas vias aéreas através da expiração contra os lábios parcialmente fechados.

Agitação: Ver “Vibração / Agitação Torácica”

Exercício de Expansão Torácica (TEE, pelas iniciais em inglês): Inspiração profunda para obter capacidade pulmonar máxima.

Vibrações: Ver “Vibração / Agitação Torácica”

Grupo Internacional de Fisioterapia para Fibrose Cística

1 Comentário:

Rose silva disse...

Ola
Adorei, me ajudaram bastante em bronquiectasia.
Agora preciso de algo que fale sobre retinopatia, por favor.
Abraços
Rose

Postar um comentário

Identifique-se para uma troca saudável

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO