Glossário de Fisioterapia Respiratória

Ciclo Ativo das Técnicas de Respiração (ou ACBT, pelas iniciais em inglês): Técnica de depuração das vias aéreas. Um ciclo das técnicas de Controle Respiratório (BC), Exercícios de Expansão Torácica (TEE) e da Técnica de Expiração Forçada (FET).

Fluxo Aéreo: Expresso em volume / tempo, (l/min.)

Velocidade do Fluxo Aéreo: Expressa em distância / tempo, (m /min.), rapidez.

Técnica de Depuração das Vias Aéreas (ACT, pelas iniciais em inglês): Estratégia para a desobstrução das vias aéreas (com ou sem aparelho) usada para auxiliar a remoção do muco pelo descolamento, deslocamento, transporte e expectoração de secreção das vias aéreas.

Drenagem Autógena Assistida (AAD): É a Drenagem Autógena (AD) realizada com assistência em bebês, crianças pequenas ou indivíduos incapazes de seguir instruções ou de participar ativamente do tratamento.

Drenagem Autógena (AD): Técnica de depuração das vias aéreas utilizando a pressão ótima do fluxo expiratório em diferentes níveis de volume pulmonar.

Pressão Positiva de Duplo Nível nas Vias Aéreas (BiPAP): Ventilação assistida com calibração independente das pressões positivas inspiratória e expiratória.

Controle Respiratório (BC): Respiração cíclica normal encorajando o uso da parte inferior do peito e o relaxamento da parte superior e dos ombros.

Percussão / Tapotagem Torácica: Percussão (tapotagem) rítmica na parede do tórax usando a(s) mão(s) com uma flexão/extensão do pulso ou um aparelho mecânico.

Compressão Torácica: Compressão manual ou mecânica do tórax na direção do movimento normal das costelas na expiração.

Exercício(s) de Mobilidade Torácica: Exercícios físicos para manter ou aumentar a mobilidade da parede torácica.

Fisioterapia Torácica: Termo ambíguo usado no passado para definir a terapia de depuração / desobstrução das vias aéreas.

Vibração / Agitação Torácica: Agitação ou vibração da parede torácica na direção do movimento normal das costelas, durante a expiração.

Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP, pelas iniciais em inglês): Ventilação assistida com a mesma calibração de pressão positiva durante todo o ciclo da respiração.

Técnica da Tosse: Uso da tosse de forma controlada, a volumes pulmonares específicos, para verificar a existência e/ou auxiliar a remoção de secreções brônquicas.

Controle da Tosse: Ser capaz de controlar a tosse para prevenir a ocorrência de paroxismos ou ataques de tosse improdutiva.

Respiração com Resistência Expiratória (ERB): Expiração contra uma resistência ao fluxo. A seleção do tipo e do tamanho da resistência depende da estratégia fisiológica, dos objetivos imediatos e das necessidades individuais.

Técnica da Expiração Forçada (FET, pelas iniciais em inglês): Expirações forçadas (exalações ou huffs) intercaladas por períodos de controle respiratório (BC).

Alta Pressão Expiratória Positiva (Hi- PEP): Técnica de depuração das vias aéreas combinando a Pressão Expiratória Positiva (PEP) com a Expiração Forçada contra um aparelho que provoca resistência ao fluxo de ar.

Exalar, exalação: Exalação é a expiração forçada com a glote aberta.

Aparelho de Inalação (Inalador): Um aparelho através do qual os medicamentos em pó ou em aerossol podem ser inalados.

Inaloterapia: Aplicação de medicamentos em pó ou em aerossol nas vias aéreas através da inalação.

Terapia Manual: O tratamento das juntas e dos músculos por mobilização, manipulação e alongamento específicos.

Drenagem Postural Modificada: Adaptação da drenagem postural para eliminar as posições de cabeça para baixo.

Depuração Mucociliar: Movimento fisiológico do muco das vias aéreas pelo sistema de transporte mucociliar, em direção à boca.

Nebulizador: Aparelho que aerossoliza um líquido.

Sistema Nebulizador: Equipamento composto de uma fonte de energia e de um nebulizador funcionando como uma unidade.

Ventilação Não-Invasiva (NIV, pelas iniciais em inglês): Ventilação assistida aplicada de forma não-invasiva com uma máscara ou um bocal para os pacientes respirarem espontaneamente, com calibração independente para as pressões inspiratória e expiratória, valores de fluxo e níveis de ativação.

Pressão Expiratória Positiva Intermitente (OscPEP, pelas iniciais em inglês): Técnica de depuração das vias aéreas que utiliza os efeitos da pressão expiratória positiva intermitente e do fluxo intermitente, combinados com a tosse.
(A OscPEP foi originalmente desenvolvida com o uso de Destin/Scandipharm Flutter VRP1.)

Percussão: Ver “Vibração / Agitação Torácica”.

Atividade Física: Usada para influenciar o padrão respiratório, a ventilação e a distribuição da ventilação. Participação em esportes, em jogos com esforço físico e em atividades normais diárias (ADL), etc. Ativação física de um bebê ou uma criança nova utilizando seus reflexos motores, sua maturidade motora e curiosidade atual. Os grupos-alvo são crianças de todas as idades, adolescentes e adultos.

Exercício Físico: Exercícios dirigidos à preservação ou aprimoramento de uma função física específica.

Treinamento Físico: Um programa de exercícios físicos estruturados e repetidos planejado com o propósito de aprimorar / manter a capacidade de exercitar, a resistência, a mobilidade, a força muscular e a postura.

Posicionamento: Uso do posicionamento corporal para aproveitar os efeitos da gravidade para mudar a capacidade residual funcional (FRC) regional e para aumentar a ventilação regional com o objetivo de melhorar o padrão de deposição aerossol facilitar a drenagem de secreções bronquiais prevenir / tratar a atelectasia.

Pressão Expiratória Positiva (PEP): Técnica de depuração das vias aéreas que utiliza os efeitos do volume da respiração cíclica contra uma resistência expiratória, combinada com a FET ou tosse. (A PEP foi desenvolvida originalmente usando o sistema AstraTech PEP.)

Drenagem Postural (PD): Uso da gravidade para a drenagem de secreções guiada pela anatomia bronquial.

Drenagem Postural & Percussão (PD & P): Técnica de depuração das vias aéreas que combina a drenagem postural e a percussão / tapotagem torácica.

Respiração com Lábios Contraídos: Geração de pressão positiva nas vias aéreas através da expiração contra os lábios parcialmente fechados.

Agitação: Ver “Vibração / Agitação Torácica”

Exercício de Expansão Torácica (TEE, pelas iniciais em inglês): Inspiração profunda para obter capacidade pulmonar máxima.

Vibrações: Ver “Vibração / Agitação Torácica”

Grupo Internacional de Fisioterapia para Fibrose Cística

1 Comentário:

Rose silva disse...

Ola
Adorei, me ajudaram bastante em bronquiectasia.
Agora preciso de algo que fale sobre retinopatia, por favor.
Abraços
Rose

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO