Massagem e vasomotricidade

Os vasos subcutâneos contem mais de um quarto da quantidade total de sangue. Aos impulsos vasoconstritivos de origem simpática sucedem-se sem trégua os impulsos vasodilatadores, causados por reflexos antidrômicos no ponto de partida sensitivo. O sistema nervoso, provavelmente por meio do sistema simpático, contribui para o estimulo reflexo nos vasos sanguíneos das partes consideradas; ou seja, os vasos dentro do sistema muscular ou em outros lugares, provavelmente, são esvaziados durante a massagem não apenas por serem comprimidos, mas também pela ação reflexa.

Segundo Wood e Becker, o efeito reflexo do deslizamento superficial melhora a circulação cutânea, especialmente o fluxo sanguíneo nas veias superficiais e vasos linfáticos, facilita também a troca de fluidos do tecido, aumenta a nutrição dos tecidos e remove os produtos da fadiga ou inflamação. Conforme afirmado por Cassar, ocorre uma melhora na circulação sanguínea e no retorno venoso, alem de um aumento no volume sanguíneo e uma queda na viscosidade sanguínea, na contagem de hematócrito e na viscosidade plasmática.

Uma hipótese e a de que a massagem afeta a reologia sanguínea pelo mecanismo de hemodiluicão, que e definida como um aumento no volume de plasma sanguíneo.

Outro conceito alternativo e a hemodiluicão ocorrer pela hiperemia reativa que se segue a massagem. Outra teoria e a de que a melhora na circulação seria obtida pela manutenção mecânica dos músculos que teria o efeito de descongestionar microvasos, de modo que o fluido plasmático estagnado dentro desses vasos seria reintroduzido na circulação geral.

Costuma-se observar o desaparecimento momentâneo de edemas mecânicos das paredes abdominais e dos membros inferiores em seguida a uma sessão de massagem. A massagem pode favorecer a reabsorção do liquido dos edemas e dos extravasamentos, ou mesmo colocar em equilíbrio regiões periféricas com deficiência ou estase circulatória.

Autores: Cláudia Marchetti Vieira da Cruz, Fátima Aparecida Caromano

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO