Cuff ou manguito

O que é um cuff ?

O cuff é um manguito localizado ao redor da traqueostomia ou tubo orotraqueal. Quando o balonete é preenchido com ar, ele se encaixa (molda) a forma da traquéia.
Este balonete veda o espaço entre a parede da traquéia e a prótese ventilatória.
O cuff é insuflado pela entrada de ar através da linha de insuflação/desinsuflação e o balão-piloto.

cuff



O cuff é usado para prevenir vazamento de gás e aspiração do conteúdo orofaríngeo pela interface traquéia e tubo endotraqueal em pacientes sob ventilação mecânica e ou que apresentem aspiração por disfagia .

Erroneamente, muitos profissionais acreditam que a função principal do cuff é manter o posicionamento da prótese ventilatória. Isto é um erro!
A função primordial é manter a ventilação, ou seja, a inspiração e a expiração somente pela prótese. Lembrando que, "a pressão tende a ir para o local de menor pressão". Sendo a ventilação mecânica "produtora" de pressão positiva, a pressão intrapulmonar estará maior que a pressão externa, consequentemente, a pressão ministrada pelo ventilador tenderá a exteriorização. Isto só não acontece pelo uso da "vedação" proporcionada pelo cuff.
A pressão intracuff deve ser freqüentemente calibrada para se manter entre valores de 18 a 22mmHg com o objetivo de evitar e/ou minimizar lesões na parede traqueal, granulomas, estenose pós-decanulação além de prevenir aspiração do conteúdo orofaríngeo.

Uma maneira "à brasileira" para aferir e manter o balonete com pressões ideais é o cufflator adaptado:

Materiais necessários

1 seringa
1 torneira de três vias de plástico
1 esfigmomanômetro
1 "garrote"

Para calibrar a pressão com esse conjunto de peças, adapta-se o "garrote" ao esfigmomanômetro, o qual será ligado a uma via da torneira de três vias. Conecta-se a seringa em outra via da torneira, a via restante, mais pontiaguda (a que é conectada nos acessos venosos) será conectada ao balonete-piloto do tubo endotraqueal ou traqueostomia do paciente.

Está pronto o cufflator "à brasileira".

cufflator

19 Comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante, agora compreendi a real função do cuff.

Rodrigo Mendonça disse...

Excelente explicação. Eu como técnico de Farmácia dispenso tantos no balcão do CC e não sabia pra que servia. Muito obrigado!

Anônimo disse...

Excelente explicação...

Unknown disse...

Tem como injetar água no cuuf ,sou um profissional de enfermagem e hoje quando cheguei para pegar meu plantão tinha um cartaz me comunicando que não era para injetar água no cuuf ai eu pensei como isso pode acontecer se o cuff está cheio de ar me expliquem isso por favor

Adm. Blog disse...

Evandro, com certeza ninguém injetou água, o que ocorre é a formação de vapor de água por alteração da temperatura corporal do paciente ou por aumento da temperatura do umidificador.
Isto é muito comum.

Unknown disse...

sou auxiliar de enfermagem quando o cuff está furado o que tem que fazer enquanto o profissional não chega na casa pra trocar obrigada

Unknown disse...

sou auxiliar de enfermagem quando o cuff está furado o que tem que fazer enquanto o profissional não chega na casa pra trocar obrigada

Adm. Blog disse...

Ediane, o mais comum e tentar colocar uma agulha no manguito e tentar insuflar, mas não é indicado.
A melhor é aguardar a troca e, se necessário realizar higiene bronquica em casos de o paciente apresentar aspiração.

Unknown disse...

Olá Boa noite meu esposo tem traqueostomia e estou tendo dificuldade s em lidar com caff alguém pode me ajudar

Unknown disse...

Quando o cuff externo quebra o que devemos fazer?

Unknown disse...

O cuff pode ser insuflado por um yecenoc em enfermagem?

Katy disse...

O que pode acontecer se enjeitar água no cuff

Katy disse...

O que acontece se enjeitar água no cuff?

Katy disse...

O que acontece se enjeitar água no cuff?

Unknown disse...

se manter sempre a pressa a 10 que pode ocasionar

Unknown disse...

Minha duvida se ele solta tipo quebrar oq faço

Adm. Blog disse...

Tem que trocar o tubo ou a traqueostomia

Danny adrianny disse...

Olá sou Aluna do 5°P de Fisioterapia, e na minha prova tinha uma questão perguntando em qual horário era retirado o Cuff, após desinsuflar e tal... Tinha varias alternativas como: Na inspiração máxima ou na expiração total da tosse; inspiração lenta e varias outras. Estou em duvida alguem poderia me responder em qual momento ele pode ser retirado?

MEIRE RUIVO disse...

Bom dia sou auxiliar de enfermagem
Em homecare. Minha paciente TDS as noites pede para insulflar o cuff.meitas das vezes o fisioterapia realiza mais ela sempre fica pedindo pra colar 1ml de ar. Auxiliares ou técnicos tem que realizar essa conduta? O fisio é ciente e já orientou a paciente qnto a essa conduta sendo por ele realizado. Mais mesma não acata. Como proceder mediante a esse impasse.

Postar um comentário

Identifique-se para uma troca saudável

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano XII - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO