Cuff ou manguito

O que é um cuff ?

O cuff é um manguito localizado ao redor da traqueostomia ou tubo orotraqueal. Quando o balonete é preenchido com ar, ele se encaixa (molda) a forma da traquéia.
Este balonete veda o espaço entre a parede da traquéia e a prótese ventilatória.
O cuff é insuflado pela entrada de ar através da linha de insuflação/desinsuflação e o balão-piloto.

cuff



O cuff é usado para prevenir vazamento de gás e aspiração do conteúdo orofaríngeo pela interface traquéia e tubo endotraqueal em pacientes sob ventilação mecânica e ou que apresentem aspiração por disfagia .

Erroneamente, muitos profissionais acreditam que a função principal do cuff é manter o posicionamento da prótese ventilatória. Isto é um erro!
A função primordial é manter a ventilação, ou seja, a inspiração e a expiração somente pela prótese. Lembrando que, "a pressão tende a ir para o local de menor pressão". Sendo a ventilação mecânica "produtora" de pressão positiva, a pressão intrapulmonar estará maior que a pressão externa, consequentemente, a pressão ministrada pelo ventilador tenderá a exteriorização. Isto só não acontece pelo uso da "vedação" proporcionada pelo cuff.
A pressão intracuff deve ser freqüentemente calibrada para se manter entre valores de 18 a 22mmHg com o objetivo de evitar e/ou minimizar lesões na parede traqueal, granulomas, estenose pós-decanulação além de prevenir aspiração do conteúdo orofaríngeo.

Uma maneira "à brasileira" para aferir e manter o balonete com pressões ideais é o cufflator adaptado:

Materiais necessários

1 seringa
1 torneira de três vias de plástico
1 esfigmomanômetro
1 "garrote"

Para calibrar a pressão com esse conjunto de peças, adapta-se o "garrote" ao esfigmomanômetro, o qual será ligado a uma via da torneira de três vias. Conecta-se a seringa em outra via da torneira, a via restante, mais pontiaguda (a que é conectada nos acessos venosos) será conectada ao balonete-piloto do tubo endotraqueal ou traqueostomia do paciente.

Está pronto o cufflator "à brasileira".

cufflator

5 Comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante, agora compreendi a real função do cuff.

Rodrigo Mendonça disse...

Excelente explicação. Eu como técnico de Farmácia dispenso tantos no balcão do CC e não sabia pra que servia. Muito obrigado!

Anônimo disse...

Excelente explicação...

Evandro rodrigues disse...

Tem como injetar água no cuuf ,sou um profissional de enfermagem e hoje quando cheguei para pegar meu plantão tinha um cartaz me comunicando que não era para injetar água no cuuf ai eu pensei como isso pode acontecer se o cuff está cheio de ar me expliquem isso por favor

Adm. Blog disse...

Evandro, com certeza ninguém injetou água, o que ocorre é a formação de vapor de água por alteração da temperatura corporal do paciente ou por aumento da temperatura do umidificador.
Isto é muito comum.

Postar um comentário

Identifique-se para uma troca saudável

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO