Miastenia grave

Miastenia grave (MG) é uma doença da junção neuromuscular, na qual a membrana póssináptica mostra uma redução de pregueamento e da concentração de receptores de acetilcolina (ACh). Em geral, é uma doença imunológica adquirida, embora possa existir um componente genético. Os pacientes apresentam fraqueza muscular, anormalidades oculomotoras, ptose e diplopia; via de regra, a doença é progressiva. A fraqueza muscular flutua durante o dia, sendo menos grave pela manhã.

Conceitos fisiopatológicos


Junção neuromuscular normal: Vesículas sinápticas contendo acetilcolina (ACh) no botão terminal. Em resposta ao impulso nervoso, as vesículas liberam ACh na fenda sináptica.
A ACh liga-se aos locais receptores no sarcolema para iniciar a contração muscular. A acetilcolinesterase (AChE) hidrolisa ACh, limitando o efeito e a duração dessa ação.



Miastenia grave: A redução acentuada do número e do comprimento das pregas de sarcolema subneural indica que o defeito subjacente situa-se na junção neuromuscular. Os fármacos com antiacetilcolinesterase aumentam a efetividade e a duração da ação de ACh por desaceleração de sua destruição.

Manifestações clínicas



Distribuição regional da fraqueza muscular




Nos estágios iniciais, o paciente pode sentir-se bem pela manhã, mas desenvolve diplopia e fala ininteligível com o avanço do dia.


O paciente com o mento no peito não pode resistir quando o médico empurra sua cabeça para trás.

Fisioterapia

Os princípios que fundamentam a prescrição de exercícios terapêuticos nas doenças neuromusculares (DNM) incluem manutenção da força muscular (respeitando as limitações do processo da doença) e prevenção da atrofia.
O exercício traz efeitos fisiológicos, como aumento do número e densidade de mitocôndrias, aumento da massa muscular esquelética, do tamanho dos leitos capilares e melhora da degradação do lactato. Com isso, há melhora da resposta à fadiga, embora seja difícil para pacientes com MG completarem exercícios com muitas repetições.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO