Lesões traumáticas da cartilagem de crescimento

A cartilagem de crescimento é uma estrutura delicada e importante, localizada na região epifisária, sendo responsável pelo crescimento longitudinal do osso longo. Se fraturada, pode ser irremediavelmente lesada provocando seqüelas futuras relacionadas com o crescimento ósseo, como deformidade ou encurtamento do membro.
Há diferentes tipos de fraturas na cartilagem de crescimento sendo algumas mais danosas que outras. Baseado nisto, surgiram classificações que tentam correlacionar o tipo de lesão com o prognóstico e, consequentemente, com o tipo de tratamento.

TIPO I - a fratura atinge horizontalmente a cartilagem de crescimento. Tem bom prognóstico porque o plano de clivagem é no nível das células hipertrofiadas e não atinge a camada germinativa. Tratamento conservador.

TIPO II - semelhante ao tipo I, só que há um fragmento metafisário triangular. Valem as mesmas considerações quanto ao prognóstico e tratamento.

TIPO III - o traço de fratura atinge verticalmente o núcleo de crescimento, de a superfície articular até a cartilagem de crescimento e, depois, segue por esta estrutura até a periferia do osso. Tem mal prognóstico, pois com a consolidação secundária forma-se calo ósseo interno que bloqueia o crescimento na região da fratura. Com o tempo surge deformidade. Tem tratamento cirúrgico.

TIPO IV - o traço de fratura atinge a articulação, o núcleo de ossificação, cruza a cartilagem de crescimento e termina na metáfise. Valem as mesmas considerações para o tipo III. Tratamento cirúrgico.

TIPO V - Esmagamento da cartilagem de crescimento provocado por força axial. Esta lesão não aparece na radiografia inicial, é bastante grave e não há tratamento específico. Só é diagnosticada retrospectivamente, com o surgimento da seqüela.

Fonte: José B. Volpon

1 Comentário:

pr.alexpinheiro disse...

Ola meu filho sofreu uma lesão no núcleo do crescimento do calcanha, ele se partiu ao meio, qual a gravidade disso? E quais as medidas a serem tomadas? Agradeço e fico no aguardo
pralexop@gmail.com

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano VIII - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO