COLABORE COM O BLOG...COLABORE COM O BLOG...COLABORE COM O BLOG...COLABORE COM O BLOG

Lesões traumáticas da cartilagem de crescimento

A cartilagem de crescimento é uma estrutura delicada e importante, localizada na região epifisária, sendo responsável pelo crescimento longitudinal do osso longo. Se fraturada, pode ser irremediavelmente lesada provocando seqüelas futuras relacionadas com o crescimento ósseo, como deformidade ou encurtamento do membro.
Há diferentes tipos de fraturas na cartilagem de crescimento sendo algumas mais danosas que outras. Baseado nisto, surgiram classificações que tentam correlacionar o tipo de lesão com o prognóstico e, consequentemente, com o tipo de tratamento.

TIPO I - a fratura atinge horizontalmente a cartilagem de crescimento. Tem bom prognóstico porque o plano de clivagem é no nível das células hipertrofiadas e não atinge a camada germinativa. Tratamento conservador.

TIPO II - semelhante ao tipo I, só que há um fragmento metafisário triangular. Valem as mesmas considerações quanto ao prognóstico e tratamento.

TIPO III - o traço de fratura atinge verticalmente o núcleo de crescimento, de a superfície articular até a cartilagem de crescimento e, depois, segue por esta estrutura até a periferia do osso. Tem mal prognóstico, pois com a consolidação secundária forma-se calo ósseo interno que bloqueia o crescimento na região da fratura. Com o tempo surge deformidade. Tem tratamento cirúrgico.

TIPO IV - o traço de fratura atinge a articulação, o núcleo de ossificação, cruza a cartilagem de crescimento e termina na metáfise. Valem as mesmas considerações para o tipo III. Tratamento cirúrgico.

TIPO V - Esmagamento da cartilagem de crescimento provocado por força axial. Esta lesão não aparece na radiografia inicial, é bastante grave e não há tratamento específico. Só é diagnosticada retrospectivamente, com o surgimento da seqüela.

Fonte: José B. Volpon

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Postagens populares

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IV - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO