COLABORE COM O BLOG...COLABORE COM O BLOG...COLABORE COM O BLOG...COLABORE COM O BLOG

Síndrome do piriforme

O quadril é formado basicamente das cristas ilíacas, do sacro, ísquios e fêmur, formando assim a cintura pélvica.

Tem como músculos que produzem a flexão:

Psoas Maior;
Ilíaco;
Sartório;
Reto Femoral; e
Pectíneo.

Músculos que produzem adução:

Grácil;
Adutor Curto;
Adutor Magno; e
Adutor Longo.

Músculos que produzem abdução:

Glúteo Médio;
Tensor da Fáscia Lata; e
Glúteo Mínimo.

Músculos que produzem extensão:

Glúteo Máximo;
Semitendinoso;
Semimembranoso; e
Bíceps Femoral (porção longa).

Músculos que produzem rotação externa:

Piriforme;
Quadrado Femoral;
Obturador Interno;
Obturador Externo;
Gêmeo Superior; e
Gêmeo Inferior.

Músculos que produzem rotação interna:

Semitendinoso;
Semimembranoso;
Adutor Magno;
Grácil;
Glúteo Mínimo; e
Glúteo Médio.

Os músculos envolvem completamente a cápsula do quadril e produzem movimento em três planos. Os flexores e extensores fornecem movimento no plano sagital, os adutores e abdutores, no plano frontal e os rotadores do quadril são responsáveis pelo movimento no plano transverso.

Síndrome do piriforme


A síndrome do piriforme é uma irritação do nervo ciático quando ele passa abaixo ou entre as fibras do músculo piriforme. Na maioria dos casos, o nervo ciático passa abaixo do músculo piriforme, mas em 15% da população o nervo passa pelo meio separando o músculo em duas partes.

A síndrome do piriforme ocorre mais freqüentemente em homens do que em mulheres, numa proporção de 6:1 e pode causar dor crônica. Pode também ocorrer como conseqüência de compressão do nervo ciático pela tensão do músculo piriforme.
Obs.: a dor ciática verdadeira, ou seja, o surto inicia-se na coluna lombar e segue o trajeto do ciático, diferentemente da síndrome do piriforme.

Achados Clínicos:

O paciente com síndrome do piriforme se queixa de dor profunda e localizada na superfície posterior do quadril, perto da incisura ciática. Também pode haver dormência e formigamento em direção à perna, e uma lombalgia indicando o comprometimento do ciático. Um exame completo na região lombar e sacro-ilíaca afasta estes locais como causa da dor. Entretanto, deve-se ficar alerta para o fato de que o desequilíbrio pélvico pode ser responsável por um desequilíbrio entre os rotadores internos e externos.

Os achados mais significativos na determinação do acometimento do piriforme é a presença de dor tanto na rotação externa resistida quanto no estiramento passivo dos rotadores internos. Os rotadores externos profundos podem ser palpados com o paciente em decúbito prono em posição de rã. Assim percebe-se uma tensão e dor, conseqüentemente à palpação.

Tratamento:

Caso o nervo ciático esteja muito irritado ou inflamado, o tratamento inicial pode ser calor superficial, tens, iontoforese, laser, repouso e analgésico. Um leve estiramento pode ser realizado posteriormente em posição de decúbito lateral ou em posição sentada. Os exercícios de contrair-relaxar realizados em decúbito ventral também são efetivos no relaxamento do músculo piriforme (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva). Os estiramentos realizados pelo próprio paciente também são de grande importância ao tratamento. A massagem em fricção transversa profunda também é efetiva no tratamento da tensão do músculo piriforme.

2 Comentários:

Ft. Gabriel Basto Fernandes disse...

Parabéns pelo post e pelo direcionamento do tratamento, saindo do rídiculo protocolo e únicamente I.V e alongamento! Lembrando, que cada caso deve ser avaliado separadamente, visto que a "síndrome do piriforme" pode ser confundida com um excesso de estiramento do músculo piriforme (S.Sahrmann)

Abraços.

Ft. Gabriel Basto Fernandes
www.ftsport.com.br

Adm. Blog disse...

Agradeço imensamente a visita e o comentário Gabriel.

Visitei e indico o site Gabriel Basto Fernandes Fisioterapeuta
http://www.ftsport.com.br/

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Postagens populares

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IV - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO