Peep considerações fisiológicas

Quando os alvéolos são perfundidos, mas não ventilados (isto é, [VA/Q] = 0), ocorre shunt do sangue venoso (Qsp/Qt). A suplementação de oxigênio melhora a V/Q (isto é, desproporção VA/Q que responde ao oxigênio), mas não melhora a hipoxemia devida ao Qsp/Qt. Durante a fase inspiratória do ciclo respiratório, se a pressão de distensão é suficiente (diferença entre a pressão da via aérea e a intrapleural — pressão de distensão do alvéolo), os alvéolos colabados podem ser recrutados e o oxigênio transferido para o sangue que os perfunde. Contudo, à medida que o volume dos pulmões diminui durante a exalação, os alvéolos instáveis colabam, restabelecendo o Qsp/Qt. Uma vez que a fase expiratória é pelos menos duas vezes maior do que a fase inspiratória ocorre oxigenação inadequada, independentemente da fração do oxigênio inspirado (FIO2).

O recrutamento dos alvéolos colabados pode ocorrer durante a ventilação espontânea ou mecânica, se uma pressão suficiente for aplicada (pressão de abertura dos alvéolos). Contudo, a expansão alveolar ocorre somente durante a inspiração. Durante a exalação, o volume alveolar diminui, e o colapso alveolar ocorre quando a força de retração elástica excede a pressão transpulmonar local (pressão de fechamento alveolar).


O recrutamento alveolar ocorre quando a pressão de abertura é atingida e acrescentado volume inspiratório. Ocorre colapso expiratório quando a pressão de fechamento é alcançada.

Porque a pressão de fechamento é menor do que a pressão de abertura, menos pressão é requerida para sustentar o recrutamento do que para alcançá-lo. O colapso do alvéolo durante a exalação pode ser prevenido se a PEEP é aplicada a um nível igual ou superior à pressão de fechamento. Quando se obtém sucesso, a PEEP converte as áreas de Qsp/Qt para áreas de VA/Q menor que 0, permitindo melhor oxigenação sistêmica com FIO2 mais baixa.


Um nível de PEEP igual ou maior do que a pressão de fechamento pode prevenir o colapso dos alvéolos recrutados

A CRF aumenta em valor igual ao produto da PEEP pela complacência toracopulmonar. Uma vez que a pressão de fechamento alveolar não é uniforme, a PEEP é geralmente ajustada para atingir um resultado desejável, p. ex., freqüência respiratória reduzida, complacência toracopulmonar aumentada, Qsp/Qt reduzido e/ou PaO2/FIO2 aumentada.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO