Peep considerações gerais
A PEEP ocorre quando um dispositivo mecânico impede a queda na pressão expiratória da via aérea além de um nível selecionado de pressão dentro do circuito respiratório. A PEEP pode ser administrada em conjunto com a ventilação mecânica contínua (CMV + PEEP), o que pode ser controlado ou iniciado pelo paciente. A PEEP pode ser aplicada durante a ventilação espontânea, p. ex., pressão positiva contínua da via aérea (CPAP). A CPAP é produzida quando o paciente respira a partir do circuito, no qual a pressão da via aérea (Paw) mantém-se acima da pressão atmosférica nas fases inspiratórias e expiratórias do ciclo respiratório. A CPAP pode ser administrada com ou sem aumento mecânico da ventilação (p. ex., ventilação mandatória intermitente ou ventilação com liberação da pressão da via aérea). A CPAP pode ser administrada aos pacientes por intubação traqueal ou máscara facial.
Representação esquemática das curvas de pressão durante a ventilação controlada mecânica (CMV) com pressão positiva no final da expiração (PEEP).
Representação esquemática das curvas de pressão durante o controle do paciente em modo de ventilação assistido-controlada (CMV) com pressão positiva no final da expiração (PEEP).
A PEEP é produzida com vários mecanismos valvulares: válvulas de tensão hidrostática, válvulas de tensão de mola ou válvulas de bola com peso. A Figura abaixo mostra a representação esquemática da válvula de exalação eletromagnética. A válvula de exalação tem um disco metálico implantado em uma membrana de borracha siliconizada, que é embutida em uma base plástica. A válvula é fechada com um motor eletrônico de deslocamento linear. Durante a inspiração, a corrente elétrica passa através do metal, criando um campo eletromagnético com a mesma polaridade do magneto permanente. Assim, a membrana de silicone é deslocada para baixo por sua haste móvel, fazendo a oclusão e comprimindo a mola. A expiração normal ocorre quando a corrente é desligada, eliminando o campo eletromagnético. Quando a PEEP é selecionada, o mecanismo eletromagnético faz a oclusão da válvula em uma pressão do circuito apropriada. Os pesos do metal e da haste móvel são compensados pela tensão da mola, o que faz com que a resistência da válvula seja minimizada, permitindo a sua abertura.
Ilustração esquemática de válvula eletromagnética expiratória/PEEP. Cortesia de Hamilton Medical, Reno, NV.
Idealmente, o mecanismo da PEEP deve estar aberto ou fechado ao máximo durante a fase expiratória do ciclo respiratório. Quando a pressão do circuito respiratório excede a pressão de abertura, a válvula não deve obstruir o fluxo do gás expirado. Na prática, isso é raramente alcançado. Desde que muitos efeitos prejudiciais da PEEP estão associados com Paw média, somente devem ser usadas válvulas com resistência mínima ao fluxo de gás.
Postar um comentário
Identifique-se para uma troca saudável