Cianose

Cianose é um sinal ou um sintoma marcado pela coloração azul-arroxeada da pele, leitos ungueais ou das mucosas. Ocorre devido ao aumento da hemoglobina reduzida (desoxi-hemoglobina) acima de 5g/dL ou de pigmentos hemoglobínicos anormais.

Fisiopatologia

A hemoglobina (Hb) saturada de oxigênio chama-se oxi-hemoglobina e tem cor vermelho-vivo, ao passar pelos capilares, parte do O² é liberado aos tecidos e a Hb é reduzida formando-se uma quantidade de desoxi-Hb (ou hemoglobina reduzida) de cor azulada que, em condições normais, não pode ser percebida como alteração da coloração da pele. Como cianose só é percebida quando há quantidade maior 5g de desoxi-Hg/dL, em indivíduos anêmicos graves, a cianose pode estar ausente pela falta de hemoglobina para ser reduzida. Por outro lado, na policitemia vera (aumento de hemácias) a cianose pode estar presente mesmo com saturações de O² maiores que em indivíduos normais, situação que ocorre na doença pulmonar crônica.

A depender do mecanismo fisiopatológico são classificadas em:

Central

O sangue já chega desoxigenado (maior 5g/dL) aos capilares por falta de oxigenação do sangue nos pulmões. Exemplos: diminuição da pressão parcial de O² inspirado, doenças que prejudiquem a ventilação ou a oxigenação pulmonar, ou doenças cardíacas que cursem com desvio de sangue do lado direito para esquerdo sem passagem pelo pulmão (shunt direito-esquerdo); depressão do centro respiratório (responsável pelo controle da respiração).

Sinal clínico: língua, mucosas orais e pele azuladas.

Periférica

Ocorre pela demasiada desoxigenação pelos tecidos periféricos, sendo generalizada ou local.

Sinal clínico: pele azulada, mas a língua e mucosas orais não.

Generalizada: na hipotensão grave há baixa perfusão, aumentando a extração de O², com conseqüente aumento de desoxi-Hb;

Localizada:
-por trombose venosa e insuficiência cardíaca direita há estase sanguínea (causando lentificação do fluxo sanguíneo) com maior extração de O²;
-por obstrução arterial e exposição a baixas temperaturas há, como na hipotensão, diminuição da perfusão.

Mista

Associação dos mecanismos da cianose central com a periférica. Exemplos: hipotensão com embolia pulmonar ou pneumonia grave; insuficiência cardíaca esquerda grave, que cursa com hipotensão e congestão pulmonar (causando déficit nas trocas gasosas no pulmão).

Hemoglobina anormal

Exemplo a meta-Hb de cor marrom incapaz de transportar oxigênio, sendo formada pela auto-oxidação da Hb, que transforma o ferro da Hb em ferro férrico.

1 Comentário:

Diego Maurilo disse...

Como combater cianose em idosos,depois da pele ja azulada Existe cura ou controle?