6 anos e 7 meses na UTI e ainda sorri


Este é meu amigo Ricardo, está na UTI da Santa Casa de Franca a mais de 6 anos e ainda tem motivos para sorrir.
Portador de distrofia de Duchenne, dependente de ventilação mecânica, movimenta apenas os dedos indicador, médio e polegar da mão esquerda.

Algum tempo atrás uma emissora de TV da cidade de Franca, fez uma reportagem com o intuito de conseguir "patrocinadores" ou ações do governo para que o Ricardo fosse para casa, mas, infelizmente não teve a repercussão esperada.

Quem já ficou internado em UTI sabe que a pessoa perde a noção de tempo e espaço, sol e chuva, noite e dia. Agora imagine-se neste local por tanto tempo. Você conseguiria manter um sorriso no rosto?

A comunicação do Ricardo com o mundo é através da internet em um notebook presenteado pelos fisioterapeutas da instituição - Marina e Rodrigo. O notebook possui um teclado virtual, e mouse sem fio. Cada palavra digitada que, para a maioria das pessoas é realizada em milissegundos, para ele é um super esforço, mesmo assim está sempre por dentro de tudo que acontece, adora o Facebook e principalmente fazer amigos.

No dia 4 de outubro de 2011 em uma ação de amigos e amigos dos amigos, conseguimos levá-lo para tomar sorvete em uma sorveteria no calçadão da cidade e mais, ele pediu para passear na praça central da cidade.
Ele sabe tudo sobre a sua patologia e não aceita de maneira alguma a adição de oxigênio, fato este que, não foi possível levá-lo em ventilador de transporte (não temos auto-geradores) takaoka, foi ventilado o tempo todo no Ambu© (reanimador manual).  

Foi uma noite inesquecível, nada melhor que compartilhar.

Dentro do carro, na saída do hospital

Na sorveteria com a mãe Euclesina deliciando um napolitano

Olha a carinha de preocupação com o Ambu

Chegando na praça

As culpadas

2 Comentários:

Mariana Pacheco disse...

Fico sempre admirada com iniciativas como essa que demonstram um grau de humanidade que outras pessoas aparentemente desconhecem. Parabens pela iniciativa e continuem sempre assim, e claro toda a felicidade do mundo para o Ricardo que faz do seu tempo na UTI uma lição de vida pra nós.

Daniella Branco disse...

Realmente uma lição de vida. Emocionante mesmo a iniciativa das nossas colegas fisioterapeutas que quiseram ver mais um sorriso no rosto do Ricardo. Sabemos que UTI não é brincadeira e um dia assim diferente ajuda bastante!

abraços

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO