Prova Inec Cetro Fisioterapeuta Ribeirão Preto 2012


SUS – Políticas de Saúde

1- Em conformidade com a Lei nº 8080/90, que dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, à direção nacional do SUS compete:

I- formular, avaliar e apóias políticas de alimentação e nutrição.
II- participar na formulação e na implementação das políticas de controle das agressões ao meio ambiente, de saneamento básico e relativas às condições e aos ambientes de trabalho.
III_ participar da definição de normas e mecanismos de controle com órgãos afins, de agravo sobre o meio ambiente ou deles decorrentes, que tenham repercussão na saúde humana.
IV- estabelecer normas e executar a vigilância sanitária de portos, aeroportos e fronteiras, podendo a execução ser complementada apenas pelos Estado e Municípios.

É correto o que está contido em:

a) I e II apenas
b) II e II apenas
c) III e Iv apenas
d) I, II e III apenas
e) I, II, III e IV

2) Em relação a Lei nº 8142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências, analise as assertivas abaixo.

I- A Conferência de Saúde reunir-se-à a cada dois anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada por esta ou pelo Conselho de Saúde.
II- O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de stratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
III- O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

É correto o que se afirma em:

a) I e II apenas
b) II e III apenas
c) i e III apenas
d) I apenas
e) I, II e III

3- Em relação ao Decreto nº 7058/11, que regulamenta a Lei nº 8080/90, para dispor sobre a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências, são Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde, nas Redes de Atenção à Saúde, os serviços.

I- de atenção primária
II- de atenção secundária
III- de atenção psicossocial
IV- especiais de acesso aberto

É correto o que está contido em:

a) I e II apenas
b) II e III apenas
c) I, III e IV apenas
d) II e IV apenas
e) I,II,III e IV

4- De acordo com a Portaria nº 399/06, que divulga o Pacto pela Saúde 2006 – Consolidação do SUS – que aprova as Diretrizes Operacionais do referido Pacto, todo município deve, entre outros,

a) realizar a identificação dos usuários do SUS, com vistas à vinculação de clientela e à sistematização da oferta dos serviços.
b) monitorar e avaliar as ações de vigilância em saúde, realizadas em seu território, por intermédio de indicadores de desempenho, envolvendo apenas aspectos operacionais.
c) monitorar e fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros transferidos aos fundos municipais.
d) coordenar e apoiar a implementação da regulação da atenção pré-hospitalar às urgências de acordo com a regionalização e conforme normas vigentes e pactuações estabelecidas.
e) adotar protocolos de regulação de acesso, em consonância com os protocolos e diretrizes municipais.

5- De acordo com a Portaria nº 2488/11, são características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica.

I- a definição do território de atuação e de população sob responsabilidade das UBS e das equipes
II- a programação e implementação das atividades de atenção à saúde de acordo com as necessidades de saúde da população, com a priorização de intervenções clínicas e sanitárias nos problemas de saúde segundo critérios de frequência, risco, vulnerabilidade e resilência. Inclui-se aqui o planejamento e organização da agenda de trabalho compartilhado de todos os profissionais e recomenda-se dividi-la segundo critérios de problemas de saúde, ciclos de vida, sexo e patologias, dificultando o acesso aos usuários.
III- desenvolver ações que priorizem os grupos de risco e os fatores clínico-comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a persistência de doenças e danos evitáveis.
IV- realizar o acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde e análise de vulnerabilidade, tendo em vista a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea e o primeiro atendimento às urgências.

É correto o que está contido em

a) I, II e III apenas
b) II, III e IV apenas
c) I, III e IV apenas
d) II e IV apenas
e) I, II, III e IV

6- A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde (NOB/SUS), ao tempo em que aperfeiçoa a gestão do SUS, apontam para a reordenação do modelo de atenção à saúde, na medida em que redefine alguns pontos, exceto um. Assinale a alternativa que o apresenta.

a) Os papéis de cada esfera de governo e, em especial, no tocante à direção única.
b) Os instrumentos gerenciais para que os municípios e estados superem o papel exclusivo de prestadores de serviços e assumam seus respectivos papéis de gestores do SUS.
c) Os mecanismos e fluxos de financiamento, aumentando progressiva e continuamente a remuneração por produção de serviços e ampliando as transferências de caráter global, fundo a fundo, com base em programações ascendentes, pactuadas e integradas.
d) A prática do acompanhamento, controle e avaliação no SUS, superando os mecanismos tradicionais, centrados no faturamento de serviços produzidos, e valorizando os resultados advindos de programações com critérios epidemiológicos e desempenho de atividade.
e) Os vínculos dos serviços com os seus usuários, privilegiando os núcleos familiares e comunitários, criando, assim, condições para uma efetiva participação e controle social.

7- Se acordo com a Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS/SUS), o Plano Diretor de Regionalização (PDR) deverá ser adotado na perspectiva de garantir, entre outros.

I- o acesso dos cidadãos, o mais próximo possível de sua residência, a um conjunto de ações e serviços vinculados à assistência pré-natal, ao parto e ao puerpério.
II- o acesso dos cidadãos, o mais próximo possível de sua residência, a um conjunto de ações e serviços vinculados ao tratamento de todos os distúrbios mentais e psicossociais, conforme o alcance.
III- o acesso de todos os cidadãos aos serviços necessários à resolução de seus problemas de saúde, em qualquer nível de atenção, diretamente ou mediante o estabelecimento de compromissos entre gestores para o atendimento de referências intermunicipais.

É correto o que está contido em:

a) I e II apenas
b) I e III apenas
c) II e III apenas
d) I apenas
e) I, II e III

8- De acordo co a Lei nº 12401/11, que altera a Lei nº 8080/90, para dispor sobre a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologia em saúde no âmbito do SUS, marque V para verdadeiro e F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

() A incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, são atribuições do Ministério da Saúde, assessorado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS.
() A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS, cuja composição e cujo regimento são definidos em regulamento, contará com a participação de 2 (dois) representantes indicados pelo Conselho Nacional de Saúde e de 1 (um) representante, especialista na área, indicado pelo Conselho Federal de Medicina.
() São vedados, em todas as esferas de gestão do SUS, o pagamento, o ressarcimento ou o reembolso de medicamento, produto e procedimento clínico ou cirúrgico experimental, ou de uso não autorizado pela ANVISA, assim como a dispensação, o pagamento, o ressarcimento ou o reembolso de medicamento e produto, nacional ou importado, sem registro na ANVISA.

a) FVF
b) VFF
c) FVV
d) VFV
e) VVV

9- São parâmetros para implementação de ações na atenção básica, determinados pelo HumanizaSUS, exceto.

a) A organização do acolhimento de modo a promover a ampliação efetiva do acesso à atenção básica e aos demais níveis do sistema, eliminando as filas, organizando o atendimento com base em riscos/vulnerabilidade priorizados e buscando adequação da capacidade resolutiva.
b) A definição inequívoca de responsabilidades sanitárias da equipe de referência com a população referida, favorecendo a produção de vínculo orientado por projetos terapêuticos de saúde, apenas coletivos, para a comunidade, contemplando ações de diferentes eixos, levando em conta as necessidades/demandas de saúde.
c) Avançar na perspectiva do exercício de uma clínica ampliada, capaz de aumentar a autonomia dos sujeitos, da família e da comunidade.
d) A implementação de sistemas de escuta qualificada para usuários e trabalhadores, com garantia de análise e encaminhamentos a partir dos problemas apresentados.
e) A promoção de atividades de valorização e de cuidados aos trabalhadores da saúde, contemplando ações voltadas a promoção da saúde e a qualidade de vida no trabalho.

10- De acordo com a Constituição Federal, assinale a alternativa incorreta.

a) Os gestores locais do SUS poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meios de processo seletivo público, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação
b) Lei Federal disporá sobre regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao DF e aos municípios, para o cumprimento do referido piso salarial.
c) As instituições privadas poderão participar de forma complementar do SUS, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.
d) É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos
e) É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País.

Conhecimentos Específicos

11- Localizam-se na junção musculotendinosa, são ligados a quinze ou vinte fibras musculares. São sensíveis às mudanças de tensões que resultam do alongamento ou contração do músculo. Seu reflexo é um dissináptico inibidor, que inibe seu próprio músculo e excita seu antagonista. Essa é a descrição que melhor define:

a) os discos de MerKel
b) os órgãos tendinosos de Golgi
c) o corpúsculo de Meissner
d) o corpúsculo de Ruffini
e) o corpúsculo de Pacini

12- Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Um paciente chegou ao setor de fisioterapia com queixa de dor lombar com irradiação para o membro inferior direito e formigamento no trajeto do nervo ciático. Durante a avaliação, é pertinente a realização do -------- para verificar se há comprometimento radicular.

a) teste de Adison
b) teste de Finkelstein
c) sinal de Tínel
d) teste do piriforme
e) teste de Lasegue

13- Durante acidente automobilístico, um paciente sofreu um trauma que afetou o cerebelo. Sobre o cerebelo, é correto afirmar que:

a) modula a força e a amplitude dos movimentos e está envolvido na aprendizagem motora.
b) é um dos responsáveis pelos aspectos cognitivos de ordem superior do controle motor e planeja estratégias
c) leva informação da periferia até o córtex cerebral
d) é sensível à posição da cabeça no espaço e mudanças repentinas na direção do movimento cefálico
e) identifica objetos no espaço e determina seus movimentos.

14- Assinale a alternativa que apresenta as características físicas (padrão) mais comuns em um paciente que sofreu AVE com hemiparesia à direita e encontra-se na fase espástica.

a) flexão do braço, punho e dedos, rotação interna de quadril, extensão do joelho e supino de pés.
b) extensão da cabeça, abdução do ombro, extensão dos dedos e pronação dos pés.
c) hipotonia dos músculos flexores do punho e membros inferiores
d) atitude escoliótica, extensão de tronco, extensão de cabeça, protusão de ombro e afasia.
e) flexão do braço, punho e dedos, rotação externa de quadril, flexão do joelho e supino de pé.

15- Todos os itens são exemplos de avaliação da capacidade funcional acometido por AVE, segundo o índice de Barthel, exceto.

a) a capacidade de deambulação
b) o controle esfincteriano
c) a higiene pessoal
d) as transferências cadeira/cama
e) o nível de dependência ao realizar tarefas

16- Em um tratamento conservador de um paciente que sofreu trauma agudo em joelho direito, apresentando febre local, edema e dor, é pertinente a utilização de:

a) crioterapia e TENS
b) ultrassom e ondas curtas
c) FES e crioterapia
d) TENS e turbilhão
e) laser, ondas curtas e infravermelho

17- O Pacto pela Saúde foi criado com o intuito de promover avanços na implantação dos princípios constitucionais referentes à saúde no Brasil e redefinir responsabilidades da gestão de cada ente federado. Sendo assim, é correto afirmar que:

a) o Pacto pela Saúde tende a ir contra a CF, porém vai a favor da população em geral, pois busca dar atenção a toda a família
b) o Pacto pela Saúde visa a mudar todo o sistema de saúde no Brasil, tendo em vista que sua implantação não trouxe mudanças relevantes.
c) o Pacto pela Saúde visa transformar o SUS em um sistema de responsabilidade apenas do Governo Federal.
d) o Pacto pela Saúde busca preservar os princípios do SUS, previsto na CF e nas Leis Orgânicas de Saúde.
e) apesar da proposta de potencializar a participação da população, o Pacto pela Saúde independe de verba pública.

18- Sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), é incorreto afirmar que:

a) é uma redução crônica e progressiva do fluxo aéreo, secundária a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas ou gases tóxicos
b) é acompanhada de manifestações sistêmicas que tem repercussão importante sobre a qualidade de vida do paciente.
c) torna o paciente intolerante ao exercício físico.
d) estresse oxidativo e inflamação também são responsáveis pelas alterações observadas no DPOC.
e) a melhor forma de tratamento são exercícios inspiratórios, que promovam uma hiperventilação pulmonar, facilitando a entrada e saída de ar do pulmão do paciente.

19- Perda involuntária de urina durante movimentos físicos como subir escadas, tossir ou até espirrar e rir. Trata-se de características de um quadro de:

a) incontinência urinária de urgência
b) incontinência urinária de esforço
c) cisto ovariano
d) cálculo renal
e) bexiga neurogênica

20- No ombro, o manguito rotador tem como uma de suas funções estabilizar a articulação glenoumeral. Ele corresponde aos músculos.

a) supraespinhal, infraespinhal, redondo menor e subescapular
b) deltóide, supraespinhal e bíceps braquial
d) trapézio, subescapular e redondo menor
d) coracobraquial, redondo menor e supraespinhal
e) supraespinhal, subescapular e grande dorsal

21- Assinale a alternativa que apresenta o reflexo que é normal e exclusivo em pacientes neonatais

a) Babinsk
b) reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA)
c) reflexo miotático
d) reflexo patelar
e) reflexo de retirada

22- Os pares de nervos cranianos I, IV e X correspondem, respectivamente, a

a) hipoglosso, glossofarígeo e facial
b) trigêmeo, troclear e acessório
c) olfatório, troclear e vago
d) abducente, vetíbulo-coclear e oculomotor
e) olfatório vago e facial

23- As manobras de higiene brônquica são técnicas não invasivas que têm como objetivo principal a mobilização e o desprendimento de secreções dos pulmões. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta exemplos de manobras respiratórias não invasivas.

a) vibração, tapotagem e drenagem postural
b) aspiração de vias aéreas superiores, pressão expiratória e drenagem linfática
c) vibração, tapotagem, pressão expiratória e cateterismo
d) CPAP nasal, tapotagem e vibrocompressão
e) volume residual, aspiração de traquéia, vibração

24- O reflexo de Moro está presente nos recém-nascidos e consiste numa resposta de abdução rápida seguida de extensão dos membros superiores, com abertura das mãos.Geralmente, apresenta-se devido ao movimento da cabeça ou por estímulos inesperados. Sua presença nos recém-nascidos é considerada normal até:

a) 3 meses de idade
b) 7 meses de idade
c) 12 meses de idade
d) 1 mês de idade
e) 2 meses de idade

25- Sobre o Programa “Melhor em casa”, lançado pela Presidente Dilma Rousseff, analise as assertivas abaixo.

I- o “Melhor em casa” será executado pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios que devem fazer adesão
II- o programa está articulado com as Redes de Atenção à Saúde (Saúde mais perto de você e Saúde toda hora), lançadas pelo governo federal para ampliar a assistência, respectivamente, na Atenção Básica e em casos de urgências e emergências no SUS
III- as equipes de atenção domiciliar serão contratadas pelos gestores estaduais e municipais de saúde. Elas deverão estar integradas às centrais de regulação, facilitando a comunicação necessária entre os hospitais, UPAs, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a equipe de atenção domiciliar da região onde mora o paciente

É correto o que se afirma em:

a) I e II apenas
b) II e III apenas
c) I e III apenas
d) III apenas
e) I, II e III

26- Paciente com queixa de dor no punho direito, com formigamento na mesma região, apresentou teste de Phalen positivo para Síndrome do Túnel do Carpo. Nesta patologia, a estrutura acometida é:

a) o músculo flexor curto do polegar
b) o nervo mediano
c) o nervo ulnar
d) a bainha tendínea sinovial
e) o nervo radial

27- Em paralisias cerebrais ocorrem lesões multilocalizadas, que promovem uma série de alterações. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta qual dessas alterações não é facilmente encontrada nos pacientes portadores de paralisia cerebral.

a) marcha em tesoura
b) ataxia
c) protusão de língua
d) marcha atáxica cerebelar
e) afasia

28- A gasometria é um exame invasivo que mede as concentrações de oxigênio, ventilação e o estado ácido-básico. Um paciente que apresenta uma gasometria com os seguintes resultados: Ph=7,58 PaO²= 50 PaCO²= 23 HCO³= 22 BE= +5 e SatO²= 87% apresenta um quadro de:

a) acidose metabólica
b) alcalose metabólica
c) alcalose respiratória
d) alcalose mista
e) acidose respiratória

29- Em fisioterapia, é imprescindível o uso de exercícios para reabilitação do paciente. O exercício mais indicado para pacientes com patologias articulares no ombro são os:

a) ativos assistidos
b) ativos
c) ativos resistidos
d) isométricos
e) concêntricos

30- Assinale a alternativa que apresenta somente ossos do carpo

a) cuneiformes, navicular, cubóide, tálus e calcâneo
b) piramidal, hamato, capitato, escafóide, semilunar, trapézio, trapezóide, pisiforme
c) cuneiformes, escafóide, trapézio, trapezóide, navicular, hamato
d) falange distal, falange proximal, trapezóide, hamato e capitato
e) cubóide, falange proximal, navicular e calcâneo

31- De acordo co a Lei nº 8080/90, analise as proposições abaixo.

I- a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais: os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.
II- o dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e assistencialistas que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso da população carente às açõese aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação
III- Não é permitida a participação da iniciativa privada no SUS

É correto o que se afirma em:

a) I e II apenas
b) II apenas
c) I apenas
d) III apenas
e) I, II e III

32- Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

De acordo com a Lei nº 8142/90, a Confederação de Saúde reunir-se-à a cada --- anos com a representação dos vários segmentos locais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

a) quatro
b) cinco
c) três
d) dois
e) seis

33- Com base na Lei nº 8080/90, artigo 15, a União, os Estados, o DF e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições:

I- administração dos recurso orçamentários e financeiros destinados, a cada seis meses, à saúde
II- acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais
III- elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública
IV- definir as instâncias e mecanismos de controle e avaliação inerentes ao poder de polícia sanitária

É correto o que está contido em:

a) I e II apenas
b) II e III apenas
c) I e III apenas
d) III e IV apenas
e) I, II, III e IV

34- Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
De acordo com a Lei nº 8080/90, compete à direção nacional do SUS -----, -----, ----- normas e participar na execução da política nacional e produção de insumos e equipamentos para a saúde, em articulação com os demais órgãos governamentais.

a) fiscalizar/ analisar/ executar
b) fiscalizar/ elaborar/ executar
c) fiscalizar/ formular/ avaliar
d) formular/ avaliar/ elaborar
e) fiscalizar/ identificar/ avaliar

35- Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

De acordo com a Lei nº 8142/90, os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão destinados, pelo menos -----, aos Municípios, afetando-se o restante aos Estados.

a) cinquenta por cento
b) vinte por cento
c) quarenta e cinco por cento
d) trinta por cento
e) setenta por cento

36- De acordo com a Portaria nº 399/06 o Pacto pela Saúde 2006, são seis as prioridades pactuadas: saúde do idoso, controle do câncer de colo de útero e de mama, redução da mortalidade infantil e materna, fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza, promoção da saúde e fortalecimento da atenção básica. Em relação aos objetivos pactuados para a saúde do idoso, marqu V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

() promoção do envelhecimento consciente
() atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa
() a implantação de serviços de atenção domiciliar
() promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção à saúde da pessoa idosa

a) FFVV
b) VFFV
c) VFVF
d) FVVV
e) VVFF

37- Com base na Portaria nº 399/06, o objetivo para cobertura do exame preventivo do câncer de colo de útero era de

a) 100%
b) 50%
c) 80%
d) 90%
e) 75%

38- Em relação aos objetivos e metas para a redução da mortalidade infantil, em 2006, divulgados pela Portaria nº 399/06, analise as proposições abaixo.

I- reduzir a mortalidade neonatal em 5%
II- reduzir em 100% os óbitos por doença diarréica e 80% por pneumonia
III- apoiar a elaboração de propostas de intervenção para a qualificação da atenção às doenças prevalentes
IV- criação de comitês de vigilância do óbito em 80% dos municípios com população acima de 80.000 habitantes

É correto o que se afirma em:

a) I e II apenas
b) I, III e IV apenas
c) III e IV apenas
d) II, III e IV apenas
e) I, II, III e IV

39- Em relação ao Programa de Saúde Melhor em Casa, lançado pelo Governo Federal em 8 de novembro de 2011, analise as assertivas abaixo

I- até 2014, serão implantadas em todas as regiões do país 1000 equipes de Atenção Domiciliar e outras 400 equipes de apoio
II- pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, entre outros, terão assistência multiprofissional gratuita em suas casas.
III- o atendimento será feito por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta.

É correto o que se afirma em:

a) II apenas
b) III apenas
c) I e II apenas
d) II e III apenas
e) I, II e III

40- O Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com a Portaria GM nº 154, de 24 de Janeiro de 2008, republicada em 04 de Março de 2008, visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Primária, bem como sua resolutividade, além dos processos de territorialização e regionalização. Existem duas modalidades de NASF: o NASF 1 e o NASF 2. Em relação às profissões de nível superior que devem compor o NASF 2, assinale a alternativa incorreta.

a) nutricionista
b) médico homeopata
c) assistente social
d) farmacêutico
e) terapeuta ocupacional




GABARITO FISIOTERAPEUTA - PROVISÓRIO

1 Comentário:

Paty disse...

Fiz e acertei 23 questões gostei um bom começo pra quem nem estudou

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO