Prova do Concurso da Rede Sarah 2009


1- Em relação aos pares cranianos, assinale a alternativa incorreta.

A) A incapacidade de mover o olho lateralmente, com preservação dos outros movimentos oculares, sugere lesão do nervo abducente.
B) Os pares cranianos, a seguir relacionados, contém fibras destinadas à inervação da língua : o trigêmeo, o facial, o glossofaríngeo e o hipoglosso
C) A lesão do nervo oculomotor pode resultar em ptose palpebral, miose e estrabismo convergente
D) O nervo trigêmeo, V par craniano, é um nervo com fibras sensitivas motoras.

2- Associe as colunas abaixo, relacionadas à manifestações decorrentes de uma lesão encefálica. Em seguida assinale a alternativa correspondente à seqüência correta.

I. Série de contrações musculares rítmicas involuntárias induzidas pela distenção passiva súbita de um músculo ou tendão.
II. Aumento da resistência à movimentação passiva, independente da velocidade, mais proeminente nos grupos flexores dos membros superiores e membros inferiores.
III. Podem ser abalos simples ou seqüência complexas de movimentos coordenados que aparecem de maneira súbita e intermitente.
IV. Aumento da resistência à movimentação passiva, velocidade-dependente, que afeta predominantemente os grupos flexores dos membros superiores e os grupos extensores dos membros inferiores.
V. Hipercinesias não rítmicas, involuntárias, irregulares, sem finalidade e ao acaso.

( ) Espasticidade
( ) Tiques
( ) Rigidez
( ) Coréia
( ) Clônus

A) IV – III – II – I –V
B) II – III – IV – V – I
C) IV – III – II – V – I
D) II –I – IV – III – V

3- Considerando que pacientes com disfunções neurológicas podem apresentar alteração de equilíbrio e risco de quedas, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa incorreta.

A) A identificação da posição do centro de gravidade em relação à base de sustentação requer uma combinação de informações visuais, somatossensoriais e auditivas.
B) A escala de equilíbrio de Berg avalia o desempenho do equilíbrio de forma funcional, com base em 14 itens comuns às atividades cotidianas.
C) Pacientes com comprometimento cognitivo apresentam risco significativo para quedas.
D) Uma queda pode ocorrer quando o sistema de controle postural do corpo falha ao detectar um deslocamento e não reposiciona o centro de massa sobre a base de suporte em tempo para prevenir uma perda do equilíbrio.

4- Associe as colunas abaixo quanto ao nível de lesão medular e às suas repercussões na funcionalidade do indivíduo . em seguida, assinale a alternativa correspondente à seqüência correta.

I. Indivíduo independente nas atividades de vida diária , incluindo locomoção e transferência na cadeira de rodas e com possibilidade de ficar em pé com órteses.
II. Indivíduo que apresenta os músculos flexores do quadril e extensores de joelho preservados, capaz de realizar marcha co órtese para estabilização do tornozelo e auxílio-locomoção (andador ou bengala)
III. Indivíduo que apresenta os músculos flexores de quadril e toda musculatura dos membros superiores e tronco preservados, capaz de realizar marcha com órteses para estabilizar joelho e tornozelo e auxílio-locomoção (andador)
IV. Indivíduo que apresenta a musculatura dos membros superiores totalmente preservada, porém desprovido de musculatura de tronco, o que interfere no equilíbrio.

( ) L2
( ) L4
( ) T6
( ) T1

A) III – II – IV – I
B) II – III – I – IV
C) III – II – I – IV
D) IV – III – I – II

5. Assinale a alternativa correta em relação às articulações sinoviais.

A) A membrana sinovial provê revestimento de baixa fricção, produz ácido hialurônico, participa do transporte de nutrientes para o espaço intrarticular e auxilia na manutenção da estabilidade articular.
B) O tecido sinovial tem limitada capacidade de regeneração, provavelmente associado ao baixo suprimento sanguíneo.
C) A reação natural à intensificação do processo inflamatório intrarticular é o aumento da concentração de ácido hialurônico.
D) Em uma articulção imobilizada, após o sofrimento do tecido por estresse, o processo de reparação é preenchido por tecido conjuntivo rico em cartilagem.

6- A crioterapia pode ser um recurso terapêutico importante no tratamento de disfunções do sistema osteomioarticular. Assinale a alternativa correta.

A) A interposição de toalhas (secas ou úmidas) e bandagem elástica, entre a compressa de gelo triturado e a pele, não interfere nos efeitos da crioterapia.
B) Uma das teorias que melhor explica os benefícios da crioterapia sobre o processo inflamatório é a redução das lesões secundária por hipóxia.
C) O uso de compressas de gel congelado, sobre a pele, diminui o risco de ulceração pelo frio, em comparação com as compressas de gelo triturado, considerando-se um mesmo tempo de aplicação.
D) O frio reduz a corrente da membrana nervosa, ampliando os períodos refratários após estímulo, reduzindo a duração do potencial de ação e aumentando a velocidade de transmissão do impulso.

7- Com relação às propriedades do músculo esquelético, é correto afirmar:

A) Irritabilidade é a capacidade do músculo responder a uma estimulação
B) A média de contratilidade, para todos os músculos, é de cerca de 30% do comprimento de repouso.
C) A extensibilidade do músculo é determinada pelo tecido fibroso encontrado no perimísio e epimísio que o cerca.
D) Elasticidade é a capacidade do músculo alongar-se além do comprimento de repouso.

8- Uma paciente com 12 anos de idade apresenta escoliose idiopática tóraco-lombar destro-convexa, co ápice na 10ª vértebra torácica e ângulo de Cobb de 40º. Está em uso de colete de Boston. Na avaliação fisioterápica, é observado que o colete não está adequado. Assinale a alternativa que apresenta justificativa para a inadequação do colete.

A) A almofada de correção está posicionada uma vértebra abaixo do ápice da curva.
B) A almofada de correção está posicionada no mesmo lado da concavidade da curva
C) O alívio, ou janela, está posicionado do lado oposto ao da convexidade da escoliose.
D) O colete está limitando a flexão de quadril acima de 90º

9- Em pacientes com fascite plantar o principal sintoma é a dor no local de origem da fáscia. Assinale a alternativa correta quanto ao tipo de palmilha mais indicada para estes pacientes:

A) Palmilha o barra retrocapital e apoio para o arco longitudinal medial.
B) Palmilha com elevação da borda lateral e coxim para a absorção de choque no calcanhar
C) Palmilha com elevação da borda lateral e barra retrocapital
D) Palmilha com apoio do arco longitudinal medial e coxim para a absorção de choque no calcanhar.

10- Assinale a alternativa correta quanto aos princípios que devem ser observados para a confecção e adequação de uma órtese.

A) Uma órtese tornozelo-pé moldada em 10º de dorsiflexão, com apoio plantígrado , irá gerar um momento extensor externo sobre a articulação do joelho durante a marcha.
B) Em articulações normais uma carga axial é criada pela ação da gravidade que se soma à massa corporal e à força de reação ao solo.
C) O sistema de força de três pontos de aplicação é composto por dois vetores de mesmo sentido e direção oposta e outro vetor localizado entre os dois primeiros, porém com sentido oposto.
D) No momento do contato do calcanhar, durante a marcha normal, a força de reação ao solo passa por trás do tornozelo.

Por gentileza, não discutirei o gabarito, pois, o mesmo é o oficial da Rede Sarah.
Não tenho outras questões, a banca não tem o hábito de liberar as provas, então tenham estas como base das demais que poderão surgir nos concursos.
 Quer ver está prova comentada, visite o site O Guia do Fisioterapeuta


GABARITO:

11-      Alterantiva C
22-      Alternativa C
33-      Alternativa A
44-      Alternativa C
55-      Alternativa A
66-      Alternativa B
77-      Alternativa A
88-      Alternativa B
99-      Alternativa D
110-   Alternativa D

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO