Perspectivas funcionais de indivíduos com lesão medular completa (tetraplegia) por nível de lesão

Último nível inervado/principais músculos acrescentados
Metas funcionais
C1-C3
Esternocleidomastóideo, possível parte do trapézio e do diafragma.
Locomoção e alívio de pressão com cadeira de rodas motorizada com inclinação eletrônica (controle cervical ou mentoniano), uso do computador com softwares de controle de mouse/emuladores de mouse, uso de unidades de controle ambiental, dependente de respirador portátil.
C4
Inervação plena do diafragma e trapézio
Locomoção e alívio de pressão com cadeira de rodas motorizada com inclinação eletrônica (controle cervical, mentoniano ou sugar/soprar), uso do computador com softwares de controle de mouse/emuladores de mouse ou clip (bucal, mentoniano ou de cabeça), uso de unidades de controle ambiental.
C5
Parte do deltoide, parte do bíceps, romboides, parte do manguito rotador
Capaz de auxiliar no banho, alimentação, escrita e auto-cuidado com adaptações utilizando estabilizador de punho. Auxilia no vestuário de membros superiores. Locomoção com cadeira de rodas convencional com pinos nos sobre-aros e mancal adiantado + rodas anti-tombo. Transferências com apoio de cinta de transferências. Uso do computador com suporte de punho e clip para digitação e/ou softwares de controle do mouse. Capaz de realizar alívios de pressão por deslocamento mínimo do corpo.
C6
Parte do serrátil anterior, parte do peitoral, parte do grande dorsal, deltoide, bíceps, extensores radiais do carpo
Capaz de auxiliar no banho, alimentação, escrita e auto-cuidado com adaptações sem necessidade de estabilizador de punho. Pode se beneficiar de engrossadores. Auxilia no vestuário de membros superiores. Locomoção com cadeira de rodas convencional com pinos nos sobrearos ou faixa aderente e mancal adiantado + rodas anti-tombo. Auxilia nas transferências com auxílio da tábua de transferências, com ou sem cinta. Uso do computador com clip para digitação e mouses adaptados ou convencionais. Realiza preensão por tenodese. Capaz de realizar alívios de pressão por deslocamento do corpo.
C7
Tríceps, flexores e extensores extrínsecos dos dedos, parte dos flexores de punho
Capaz de auxiliar no banho, alimentação, escrita e auto-cuidado com ou sem adaptações. Pode se beneficiar de engrossadores. Auxilia no vestuário de membros superiores e inferiores. Locomoção com cadeira de rodas manual com ou sem pinos nos sobrearos ou faixa aderente, preferencialmente com mancal adiantado + rodas anti-tombo. Independente ou parcialmente dependente para transferências com tábua de transferências e independência no leito. Uso do computador com clip para digitação e mouses adaptados ou convencionais. Realiza preensão por tenodese. Capaz de realizar alívios de pressão por push-up’s.
C8-T1
Intrínsecos da mão incluindo polegar.
Independente para alimentação, escrita, auto-cuidado e uso do computador. Banho independente mas pode precisar de auxílio para lavar e secar membros inferiores. Independente para o vestuário. Locomoção em cadeira de rodas manual sem adaptações nos aros de propulsão. Independente para transferências mas pode precisar de tábua e/ou técnica adaptada. Independente para mobilidade no leito. Independente para realizar os alívios de pressão por push-up’s.
Adaptado de Pulaski, 2002  
Fonte: Ministério da Saúde

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO