Oxigênio


Uma fonte constante do oxigênio é indispensável para a viabilidade e a função cardíaca. Entretanto, o papel do oxigênio e de processos oxigênio-associados no coração é complexo, e eles podem ser benéficos ou contribuir para a disfunção e à morte cardíaca. O oxigênio é uma determinante principal da expressão cardíaca do gene, e um participante crítico na formação do explorador de saída de quadriculação e numeroso outros processos celulares. A consideração de seu papel no coração é essencial em compreender as patogenias da disfunção cardíaca.

O oxigênio é um determinante principal da expressão miocardial do gene, e como os níveis O² miocardial diminuem, durante a hipóxia isolada ou hipóxia isquêmico-associada, testes padrões da expressão do gene no o coração é alterado significativamente. O oxigênio tem um papel crítico em determinar o tônus muscular, a contratibilidade cardíaca, e uma variedade de parâmetros adicionais.

O oxigênio é também central na geração da espécie reativa do oxigênio (explorador de saída de quadriculação), que pode participar como moléculas benevolentes, sinalizar processos ou pode induzir os danos e a morte celular irreversível. O oxigênio é assim vital.

O explorador de saída de quadriculação

O explorador de saída de quadriculação pode ser dado no coração por uma variedade dos mecanismos, incluindo a geração durante o fosforilização oxidativa nos mitocôndria como um bioproduto do metabolismo aeróbico celular normal. Assim, o processo principal de que o coração deriva a energia suficiente pode também resultar na produção do explorador de saída de quadriculação.

O explorador de saída de quadriculação pode ser dado forma no coração, e em outros tecidos, por diversos mecanismos; podem ser produzidas pela oxidase do xanthine (XO), Oxidases do NAD (P) H, citocromo P450; pelo auto-oxidação de catecolaminas.

O significado biológico do explorador de saída de quadriculação

O explorador de saída de quadriculação tem um papel importante em diversos processos biológicos importantes, incluindo a reação oxidativa essencial aos fagócitos. São envolvidos em uma variedade de caminhos celulares, agindo em alguns exemplos como mensageiros específicos de ligantes.

Talvez os efeitos biológicos o mais extensamente reconhecidos do explorador de saída de quadriculação, entretanto, são aqueles que ocorrem quando as defesas antioxidante celulares são oprimidas e o explorador de saída de quadriculação reage diretamente com os lipídios celulares, proteínas, e o DNA, causando os danos e a morte.

Ações do explorador de saída de quadriculação relevantes ao coração

Um número significativo de estudos in vitro e animais tem demonstrado ativamente a importância do explorador de saída de quadriculação no sistema cardiovascular com resposta a vários stressores e na falha do coração. Mas embora os resultados produzidos sejam um tanto inconsistentes, os estudos em animais delinearam também que antioxidantes e os caminhos da defesa do explorador de saída de quadriculação podem melhorar o rendimento cardíaco mediando anormalidades.

A Hipóxia e a Doença de Artéria Coronária

Dado que a doença de artéria coronária (com conseqüentes isquemia e necroses miocardial) é uma das principais causas da falha de coração em todo o mundo, é importante notar que o explorador de saída de quadriculação pode executar um papel importante na formação e na progressão de doença de artéria coronária.

A atividade do explorador de saída de quadriculação na parede da artéria, por exemplo, é usada para contribuir à formação de LDL oxidado, um contribuinte principal à patogênese de aterosclerose.

A progressão da Doença de Artéria Coronária inicia-se com tromboses coronárias e oclusão, além de em casos extremos o infarto miocardial agudo (MI),onde o explorador de saída de quadriculação tem um papel significativo na necrose e na irrigação do tecido afetado.

Pelo menos 20% dos pacientes que sofrem o MI vão desenvolver coração falho. O ventrículo pode se curar e se remodelar depois do MI , e o explorador de saída de quadriculação pode contribuir nesses processos de várias maneiras, incluindo a ativação de enzimas que participam na reconfiguração da matriz extracelular; a ação como sinalizador de moléculas no desenvolvimento da hipertrofia compensatória; e contribuindo à perda ou diminuição do déficit cardíaco através do apoptoses ou outros mecanismos de morte celular.

Papel do oxigênio no metabolismo do coração.

(A) Desenho esquemático dos caminhos que o músculo cardíaco utiliza com a colaboração de vários combustíveis B) Desenho esquemático do processo do fosforilação oxidativa nas mitocôndrias. Os complexos 1-4 consultam às etapas específicas de transferência do elétron que ocorrem nas mitocôndrias.

Explorador de saída de quadriculação no hipertrofia cardíaca

A hipertrofia Cardíaca pode ser compensatória e adaptável a um precursor ou mal adaptativa à falha cardíaca. Diversos estudos deixaram em evidência a importância do explorador de saída de quadriculação, que age na origem do hipertrofismo cardíaco. Muitos fatores extracelulares são capazes de indução do hipertrofismo do miocárdio, e muitos dos vários caminhos que mediam o crescimento hipertrófico a resposta a estes fatores podem ser ativados diretamente ou indiretamente pelo explorador de saída de quadriculação.

Conclusão

O oxigênio, além de seu papel indispensável no metabolismo de energia cardíaca, tem um papel central em outros processos biológicos que podem ser determinantes da função cardíaca, incluindo a geração de Explorador de saída de quadriculação. Embora seu papel na patogênese da falha de coração clínica, o explorador de saída de quadriculação foi implicado na maioria de processos para oferecer um efeito significativo na função cardíaca, incluindo a hipertrofia,a configuração extracelular da matriz, função vasomotora e no metabolismo.

Fonte: FACTHUS


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO