Deformidade de Haglund e tendinite de Aquiles
A doença, ou síndrome de Haglund, decorrente da ação mecânica da eminência póstero-superior da tuberosidade posterior do calcâneo contra a bursa retrocalcaneana e o próprio tendão de Aquiles. Esta situação de “impacto” local, causa o processo inflamatório.
O paciente apresenta enorme desconforto, e na cronicidade do quadro aparece o enfraquecimento e até a ruptura local do tendão de Aquiles.
O ato de caminhar pressionando repetidamente a parte posterior do calcanhar contra o suporte traseiro rígido de um calçado pode agravar o problema.
Identifica-se facilmente a deformidade de haglund quando aparece uma mancha avermelhada e inchada, dura e bastante dolorosa na parte de traz do calcanhar.
O tratamento para a deformidade de haglund baseia-se em reduzir a inflamação como em qualquer outra bursite. Trocar os sapatos que pressionem o calcanhar ou adaptar a posição do pé no sapato de forma a evitar a pressão é a estratégia imediata a se tomar.
O tratamento clínico envolve a toma de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Em alguns casos a cirurgia para se retirar uma parte do osso do calcanhar pode solucionar o problema. Mas na maioria dos casos a fisioterapia é aconselhada e pode em poucas sessões solucionar a dor.
Para que o problema seja solucionado mais facilmente recomenda-se o uso de sapatos com salto plataforma nem muito baixos, nem muito altos, sendo bastante confortáveis. Em casa, se o paciente sentir dor pode colocar uma bolsa de gelo sob o local afetado e deixar ficar ali por 15 minutos, 2 vezes ao dia.
Quando a inflamação diminuir deve-se começar a aplicar bolsas de água morna na mesma região, também 2 vezes ao dia.
ervilhas ?? nao acredito que li isso ....
Postar um comentário
Identifique-se para uma troca saudável