Prova fisioterapeuta São Joaquim da Barra - Apta assessoria

O blog Concurso e Fisioterapia mais uma vez sai na frente e, atendendo aos pedidos dos leitores, consegue a prova da Apta Assessoria e Consultoria para o cargo de Fisioterapeuta.
Concurso realizado pela Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra - SP, nº 01/2011, em 29 de janeiro de 2012.

...

11- A construção das articulações sinoviais permite a realização de movimentos de dois ou mais segmentos do esqueleto humano em um ou mais sentidos, quer sustentando quer não sustentando peso ou funcionando em ambas as condições. Neste contexto, coloque verdadeiro (V) ou falso (F) nas sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

( ) a maioria das articulações do organismo são sinoviais, também conhecidas como sinartrose.
( ) a cartilagem hialina trata-se de um tecido especializado que funciona como superfície de deslizamento e suporte.
( ) a amplitude dos movimentos articulares é limitada pela aposição de partes moles, pelas características das superfícies e pelos músculos, cujo comprimento é insuficiente para permitir um movimento extremo em sentido oposto àquele no qual atuam normalmente
( ) o menisco é um tecido fibrocartilaginoso, vascularizado, que não é revestido pela membrana sinovial e prende-se firmemente aos bordos da articulação e aos ligamentos ou à cápsula.

a) V,F,V e F
b) F, V, V e F
c) F, V, F e V
d) V, V, F e V

12 - Com relação á reação inflamatória das estruturas sinoviais das articulações, é incorreto afirmar que:

a) a relação inflamatória diante do traumatismo que atingiu a cavidade articular é o processo fisiológico de remoção dos tecidos danificados, assim como de materiais estranhos ou tóxicos.

b) o prolongamento excessivo de uma reação inflamatória em uma articulação sinovial é capaz de danificar as estruturas circunvizinhas.
c) alguns fatores que afetam o processo inflamatório e sua cura são: estado nutritivo, diabetes,muso de corticosteróides, doenças hematológicas como a neutropenia ou defeitos funcionais dos leucócitos.
d) todos os fatores citados na sentença acima (alternativa c) são capazes de diminuir a fase de cura e de aumentar a probabilidade de infecção ou de cronificação do processo inflamatório.

Faça o download da prova completa

A prova é composta por 10 questões de português e 30 questões de conhecimentos específicos.

Gostou? colabore com o blog!