Lesões nos nervos periféricos

As consequências de uma lesão em nervo periférico pode ser perda da sensibilidade, com risco de danos na pele e nas articulações; paralisia, causando atrofia e deformidade fixa, e dor.

Causas e incidências

A maior parte das feridas abertas é causada por objetos pontiagudos como facas ou vidro, e prefere-se o reparo precoce do nervo. A lesão por projétil ou por fratura exposta é muito mais grave. A lesão fechada por tração normalmente é resultado de lesão de alta tensão elétrica e o paciente pode sofrer múltiplas lesões, inclusive que ponha sua vida em risco. A principal causa são os acidentes de trânsito, havendo lesão em plexo braquial. Existem também lesões congênitas que levam a paralisia de plexo braquial.
Classificação das lesões de nervos

A causa e gravidade do dano determinam o tipo de lesão. A classificação é baseada no comportamento do axônio depois de diferentes tipos de lesão.

Na neropraxia, um bloqueio de condução, não há interrupção do axônio e a arquitetura do nervo fica mais ou menos intacta, geralmente se recupera se a causa for removida. Caracteriza-se pela ausência da dor, preservação da sudorese e do tônus vasomotor normal de MsSs e MsIs, preservação de certas modalidades de sensibilidade.

Na axonotmese e na neurotmese, o axônio é cortado transversalmente. A parte distal sofre degeneração. Na axonotmese, os tecidos dos nervos ficam mais ou menos intactos e há grande chance de recuperação instantânea. Na neurotmese, todo o tronco nervoso é seccionado e os cotos se separam. É necessário o reparo espontâneo. Nessas lesões degenerativas há perda completa de toda função nervosadistal ao nível da lesão.

Locais comuns de lesões

A lesão do plexo braquial é a mais grave em membros superiores, porque afeta a inervação de todo o membro. Esse plexo é formado pelos ramos anteriores do quinto ao oitavo nervos cervicais e do primeiro nervo torácico.

O nervo axilar pode sofrer lesões associadas à fratura de pescoço, do úmero e a luxação de ombro. As lesões nos nervos ulnar e mediano comumente ocorrem no punho. O nervo radial sofre lesões com mais frequência na fraturas de úmero.

Nos membros inferiores, as lesões mais comuns de nervos são: nervo ciático, por ferimentos na pelve e nas coxas ou luxação de quadril; nervo fibular comum, por fraturas do colo da fíbula; e nervo tibial posterior, por fraturas supracondilares do fêmur. Muitas dessas lesões ocorrem durante a prática de esportes.

Diagnóstico

Função muscular e sensibilidade: a extensão da paralisia e medida pelo sistema Medical Research Council (MRC), próprio para medir força muscular. A perda da sensibilidade melhor obtida pelo examinador que trabalha com o paciente.

A perda da sudorese e do tônus vasomotor depois de ferimentos em um nervo é indicada por lesões degenerativas. O diagnóstico de neuropraxia não pode ser feito em face desta evidência.  A dor forte indica que o nervo foi muito danificado.

Tratamento

É essencial o reparo e tratamento imediato dos nervos danificados, próprio das lesões associadas de vasos sanguíneos, esqueleto, músculos e pele.

Um bom resultado pode ser esperado depois do reparo dos nervos, como o musculocutâneo ou o interósseo dorsal, cuja principal função é controlar os músculos. Os resultados do reparo dos nervos da sensibilidade cutânea no adulto são ruins e complicados por dor forte.

A abordagem de equipe é desejável no tratamento. O trabalho dos departamentos de fisioterapia e de terapia ocupacional é integrado; o cirurgião pode ser chamado em qualquer estagio, o psicólogo envolve-se com pacientes de déficits cognitivos depois de lesões cefálicas, e o funcionário de readaptação do paciente.

Objetivos do tratamento

Controle da dor;
Manter/aumentar a AM do membro afetado;
Manter/aumentar a potência muscular;
Controlar edema;
Ensinar a consciência corporal;
Ensinar cuidados com o membro afetado;

Evitar e tratar deformidade.

Autora:  Camila Dietrich