Diagnóstico diferencial do AVE

O quadro clínico observado na fase aguda do AVE pode ser semelhante a outras condições neurológicas, que devem ser lembradas e excluídas. As principais condições que mimetizam AVE na fase aguda são:

- Epilepsia, com ou sem paresia de Todd
- Hipo ou hiperglicemia
- Estado confusional agudo
- Lesão expansiva intracraniana.
- Outras, tais como: intoxicação exógena, distúrbios metabólicos, doenças desmielinizantes, síncope, encefalopatia hipertensiva e paralisia de nervo periférico.

Para diagnóstico acurado, confirmação diagnóstica e exclusão de outras patologias, deve se proceder logo que houver suspeita de AVE, aos seguintes passos e exames básicos e imprescindíveis:

- Anamnese dirigida, que deve questionar a forma de instalação e evolução dos sintomas, atividade realizada no momento da instalação; horário do início; sintomas relacionados, histórico de fatores de risco; histórico de doença cardiovascular e/ou cerebrovascular;

- Exame clínico acurado que deve incluir além do convencional, exame vascular periférico, e ausculta dos vasos do pescoço;

- Exame neurológico e uso de escalas: Escala de coma de Glasgow e escala de déficit neurológico do National Institute of Health (NIHSS) (vide protocolo de bolso e anexos do módulo II);

- Exames de sangue: glicemia sérica, hemograma completo com plaquetas, eletrólitos, creatinina, Tempo de Protrombina, Tempo de tromboplastina parcial ativado;

- Exame de imagem do cérebro, em geral, tomografia computadorizada do crânio.

Estes procedimentos e exames, visam confirmar o diagnóstico de AVE, fazer o diagnóstico diferencial entre AVEI e AVEH e excluir outras patologias que possam mimetizar AVE. Devem ser realizados rápida e precisamente, para garantir a viabilidade do tratamento emergencial do AVE e a possibilidade de trombólise em caso de AVEI.

Dra. Soraia Ramos Cabette Fábio
Dr. Ayrton Roberto Massaro