Princípios da regeneração dos tecidos

A regeneração de todos os tecidos se baseia em três fases e normalmente resulta na formação de tecido cicatricial.

1. inflamação;
2. proliferação;
3. remodelamento.

A regeneração é um mecanismo homeostático para restaurar o equilíbrio fisiológico e pode ser iniciada como resultado da perda de comunicação entre células adjacentes, entre células e seu suporte ou por morte celular.

Fase inflamatória

Inflamação é a resposta imediata à lesão. Os sinais cardinais da inflamação são rubor, edema, calor e dor. A fase aguda, ou inicial, da resposta inflamatória dura entre 24 e 48 horas e é seguida por uma fase subaguda, ou tardia, que dura entre 10 e 14 dias. A fase subaguda pode estender-se caso haja uma fonte contínua de trauma ou se alguma forma de irritação, como um corpo estranho ou infecção, estiverem presentes.
A lesão ao tecido causa tanto morte celular como comprometimento dos vasos sanguíneos. O propósito primário da fase inflamatória da regeneração é livrar a área de resíduos e tecidos mortos e destruir, antes do reparo, qualquer infecção invasora. Essa fase pode ser descrita em termos de alterações vasculares e celulares que são mediadas pela ação de agentes químicos.

Fase proliferativa

O tecido de granulação é formado durante a fase proliferativa. Essa é uma estrutura temporária que se desenvolve após um período de alguns dias e compreende neomatriz, neovasculatura, macrófagos e fibroblastos. O tecido de granulação precede o desenvolvimento do tecido cicatricial maduro. "Fibroplasia" é um termo que engloba o processo de proliferação e migração de fibroblastos e o desenvolvimento de matrizes colagenosas e não colagenosas.

Remodelamento

O remodelamento da matriz de tecido imaturo começa quase ao mesmo tempo em que a formação do novo tecido, embora para melhor compreensão esse seja normalmente considerado como parte da terceira fase da regeneração. A matriz que está presente nesse estágio é gradualmente substituída e remodelada nos meses e anos subsequentes à medida que o tecido cicatricial amadurece. O remodelamento ocorre em um período que oscila de vários meses a anos.

Fonte: Sheila Kitchen