Uso de calor ou frio fisioterapia

Muitos, embora nem todos, os benefícios clínicos produzidos pelo calor e pelo frio são similares. A seleção, contudo, se baseia em vários fatores que no momento poderão ser empíricos, mas que são de importância.

• Estágio de inflamação. Geralmente, o frio é preferível durante o estágio agudo da inflamação para aliviar a dor, reduzir o sangramento e possivelmente reduzir o edema. O calor, em contraste, pode exacerbar o processo inflamatório inicial. Contudo, deve-se lembrar que o frio pode retardar o processo básico de regeneração.

• Edema. O calor tende a aumentá-lo, especialmente nos estágios iniciais de inflamação e lesão. O frio pode ajudar a limitar o edema.

• Extensibilidade do colágeno. Essa é mais provável de ser afetada de modo benéfico por um aumento na temperatura; o colágeno se torna mais rígido com o frio.

• Dor. Tanto frio como calor podem ser usados para aliviar a dor. O efeito do frio pode ser mais prolongado mas, em certas ocasiões, pode aumentar a dor.

• Espasmo. Tanto calor como frio podem diminuir o espasmo muscular associado a lesões musculoesqueléticas e irritação de raiz nervosa. Do mesmo modo, ambos reduzem a espasticidade decorrente de disfunção de neurônio motor superior, embora o calor faça isso por apenas um período curto de tempo; o frio é mais efetivo nessas circunstâncias, já que o retorno às temperaturas normais é mais demorado.

• Contração muscular. O resfriamento moderado para aproximadamente 27°C leva a um aumento na habilidade do músculo de manter uma contração. Parece haver um leve aumento na força de contração com o aumento da temperatura.

• Área a ser tratada. Em algumas pessoas, a aplicação de frio nas mãos e pés leva a desconforto considerável e essa pode ser então uma indicação para o uso de calor.
• Facilidade de uso. Isso pode ser especialmente importante ao se considerar a terapia domiciliar feita pelo paciente.

• Preferência do paciente. Algumas pessoas acham o frio intolerável; o uso de calor para aliviar a dor e o espasmo muscular pode ser mais aceitável e levar a maior cooperação com o tratamento.

Fonte: Sheila kitchen