Fisioterapia questões de concursos I

Questão 1: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Apoio Especializado/Fisioterapia/2012
A espessura dos discos intervertebrais varia de 3 mm na região cervical até cerca de 9 mm na região lombar. A relação entre a espessura discal e altura do corpo vertebral é maior nas regiões cervical e lombar, e menor na região torácica. O que indica esta relação entre a espessura discal e altura do corpo vertebral é quanto

a) maior relação maior mobilidade.
b) menor relação maior mobilidade.
c) maior relação menor mobilidade.
d) menor relação menor estabilidade.
e) maior relação maior estabilidade.

Questão 2: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Apoio Especializado/Fisioterapia/2012
Os neurônios motores têm tamanhos diferentes e estão conectados às fibras musculares de diferentes características contráteis. O tamanho do neurônio motor influencia a ordem na qual este é recrutado pelo sistema nervoso. Este princípio é denominado Princípio de Henneman. Com base no Princípio de Henneman, considere:

I. O recrutamento ordenado das unidades motoras, especificamente pelo tamanho, permite o desenvolvimento regular e controle da força muscular.
II. As fibras musculares que estão conectadas aos neurônios motores menores têm respostas de contração muscular que são de duração relativamente longa e de amplitude baixa.
III. As fibras musculares que estão conectadas aos neurônios motores maiores têm respostas de contração muscular que são de duração relativamente longa e de amplitude baixa.
IV. As fibras musculares que estão conectadas aos neurônios motores menores têm respostas de contração muscular que são de duração relativamente curta e de amplitude alta.

a) II e IV.
b) I e III.
c) I e II.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.

Questão 3: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Apoio Especializado/Fisioterapia/2012
A camada interna da cápsula articular é altamente vascularizada e pouco inervada. Um dos aspectos mais importantes do estrato sinovial é que as células especializadas, sinoviócitos, sintetizam o componente do fluido sinovial denominado

a) lubricina.
b) lecitina.
c) ácido fosfórico.
d) ácido hialurônico.
e) ácido hialínico.

Questão 4: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Apoio Especializado/Fisioterapia/2012
Um dos sistemas energéticos é o sistema glicolítico anaeróbico. Dos tópicos elencados abaixo, são característicos deste sistema:

I. O ATP é ressintetizado na célula muscular.
II. O ácido lático é subproduto da glicólise anaeróbica.
III. Fornece energia para atividades de intensidade de longa duração.
IV. Capacidade máxima do sistema é 1,2 mol de ATP.
V. O Glicogênio, as gorduras e as proteínas são fontes combustíveis utilizadas de acordo com a sua disponibilidade.

a) II, III e V.
b) I, II e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV.
e) I, IV e V.

Questão 5: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Apoio Especializado/Fisioterapia/2012
Alterações da função do único sistema sensitivo com acesso direto às estruturas do prosencéfalo sem escala prévia no diencéfalo podem estar entre os sinais mais precoces da doença de Alzheimer. Este sistema é o

a) vestibular.
b) visual.
c) auditivo.
d) olfatório.
e) somatossensorial.

Questão 6: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Apoio Especializado/Fisioterapia/2012
As artérias elásticas

a) possuem uma túnica média mais espessa que a de outros vasos.
b) possuem paredes espessas próximas ao coração.
c) contém quantidades substanciais de músculo estriado.
d) contém uma túnica média que possui principalmente músculos lisos e poucas fibras elásticas.
e) possuem paredes extremamente finas, constituídas apenas por uma única túnica interna fina.

Questão 7: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Apoio Especializado/Fisioterapia/2012
A osteonecrose primária de joelho ocorre em pacientes

a) do sexo feminino, entre 20 e 40 anos, é bilateral, acomete o côndilo tibial na maioria das vezes, sendo rara nos côndilos femorais e na patela.
b) de ambos os sexos, acima de 55 anos, é unilateral, acomete o côndilo femoral medial na maioria das vezes, sendo rara no côndilo femoral lateral, nos côndilos tibiais e na patela.
c) de ambos os sexos, é congênita, é unilateral, acomete o côndilo femoral medial na maioria das vezes, sendo rara no côndilo femoral lateral, nos côndilos tibiais e na patela.
d) de ambos os sexos, é congênita, é bilateral, acomete os côndilos tibiais na maioria das vezes, sendo rara no côndilos femorais e na patela.
e) do sexo feminino, acima de 55 anos, é unilateral, acomete o côndilo femoral medial na maioria das vezes, sendo rara no côndilo femoral lateral, nos côndilos tibiais e na patela.

Questão 8: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Apoio Especializado/Fisioterapia/2012
As insuficiências neurológicas focais resultantes do acidente vascular encefálico refletem o tamanho e a localização da lesão e a quantidade de fluxo sanguíneo colateral. São sintomas clínicos de comprometimento da artéria cerebelar anteroinferior no caso de uma isquemia, além de nistagmo, vertigem, náusea, vômitos, zumbido e ataxia, paralisia facial do

a) mesmo lado da lesão, dor e sensação térmica diminuída do mesmo lado da lesão.
b) lado oposto da lesão, dor e sensação térmica diminuída no lado oposto à lesão.
c) mesmo lado da lesão, dor e sensação térmica diminuída no lado oposto à lesão.
d) mesmo lado da lesão, dor e sensação térmica aumentada no lado oposto à lesão.
e) mesmo lado da lesão, dor e sensação térmica aumentada no lado mesmo da lesão.

Questão 9: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Apoio Especializado/Fisioterapia/2012
Pacientes idosos com pneumonia normalmente apresentam sinais e sintomas diferentes quando comparados aos jovens. Em vez de sintomas clássicos de pneumonia, o idoso pode apresentar confusão mental, queda e piora de uma doença crônica. A complicação do curso da pneumonia está associada a alguns fatores. Correspondem a complicação do curso da pneumonia:

I. Aumento da capacidade residual funcional e volume residual.
II. Diminuição da capacidade vital forçada e fluxo expiratório.
III. Diminuição da diferença alvéolo-arterial de oxigênio.
IV. Aumento da capacidade de difusão e oxigenação arterial.
V. Diminuição da força dos músculos respiratórios.

a) I, II e V.
b) II, III e IV.
c) I, II e III.
d) I, III e IV.
e) II, IV e V.

Questão 10: FCC - AJ TRT6/TRT 6/Apoio Especializado/Fisioterapia/2012
A arteriopatia funcional é

a) uma doença degenerativa da camada média da aorta, sendo 85% delas decorrentes da aterosclerose.
b) uma doença não arterioesclerótica e não inflamatória, segmentar, de causa desconhecida, que acomete artéria de médio calibre e mais raramente de pequeno.
c) uma trombose de veia superficial e reação inflamatória da parede venosa e dos tecidos
vizinhos, em grau variável.
d) um processo degenerativo da parede arterial que se inicia com a formação de placas de ateroma e que na sua evolução vai aumentando de tamanho e estreitando progressivamente a luz do vaso.
e) uma resposta vasomotora produzida pela exacerbação ou perda de regulação funcional dos vasos que compõem a microcirculação.

GABARITO

1) A 2) C 3) D 4) B 5) D 6) B 7) E 8) C 9) A 10) E

Gabarito de acordo com a banca examinadora