Fisiologia do Ombro



O ombro, articulação proximal do membro superior, é a mais móvel de todas as articulações do corpo humano.

Possui três graus de liberdade (fig. 1-2), o que permite orientar o membro superior em relação aos três planos do espaço, graças a três eixos principais:

1) Eixo transverso, incluído no plano frontal: 

Permite movimentos de fIexão-extensão realizados no plano sagital.

2) Eixo ântero-posterior, incluído no plano sagital: 

Permite os movimentos de abdução (o membro superior se afasta do plano de simetria do corpo), adução (o membro superior se aproxima ao plano de simetria) realizados no plano frontal.

3) Eixo vertical, determinado pela intersecção do plano sagital e do plano frontal: 

Corresponde à terceira dimensão do espaço; dirige os movimentos de fIexão e de extensão realizados no plano horizontal, o braço em abdução de 90°.

O eixo longitudinal do úmero (4) permite a rotação externa / interna do braço e do membro superior, de duas maneiras diferentes: 

- a rotação voluntária (também denominada "rotação adjunta') que utiliza o terceiro grau de liberdade e não é possível se, não for em articulações de três eixos (as enartroses). Deve-se à contração dos músculos rotadores; 

- a rotação automática (também denominada "rotação conjunta") que aparece sem nenhuma ação voluntária nas articulações de dois eixos, ou nas articulações de três eixos quando funcionam como articulações de dois eixos.


A posição de referência é definida como descrevemos a seguir: 

O membro superior pende ao longo do corpo, verticalmente, de maneira que o eixo longitudinal do úmero (4) coincide com o eixo vertical (3). Na posição de abdução a 90° o eixo longitudinal (4) coincide com o eixo transversal (1). Na posição de fIexão de 90°, coincide como o eixo ântero-posterior (2). 

Portanto, o ombro é uma articulação com três eixos principais e três graus de liberdade; o eixo longitudinal do úmero pode coincidir com um dos dois eixos ou se situar em qualquer posição intermédia para permitir o movimento de rotação externa / interna.

Fonte: A. I. KAPANDJI

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO