Causalgia



É uma dor grave caracterizada por uma sensação de queimação intensa, especialmente associada a uma deformação violenta e súbita dos nervos, causada por projéteis ultra-rápidos, tais como as balas. Calcula-se que se manifesta em 2 a 5% dos casos de lesão dos nervos periféricos. 

Caracterizada como uma dor de queimação possui certo número de características da dor do membro fantasma, além de outros aspectos que lhe são próprios. O seu caráter dominante é a inexorável intensidade da dor que evoca algumas imagens do "Inferno de Dante".

Implica, evidentemente, a presença de influxos sensitivos anormais, provenientes das zonas inervadas pelo nervo lesado. Já que o toque mais ligeiro pode provocar dor, estes indivíduos evitam todos os estímulos táteis. A dor limita, pois, o movimento que, por sua vez, reduz a quantidade de combinações de influxos cutâneos e proprioceptivos habituais do membro. Os influxos são, por conseqüência, duplamente anormais, devido à lesão do nervo e à exagerada proteção do mesmo.

Uma das características mais notáveis da dor causálgica é a facilidade com que é desencadeada ou intensificada por uma infinidade de estímulos nociceptivos. A dor é provocada pelo mais leve estímulo sensitivo; por vezes, este mesmo não existe. Ruídos súbitos, alterações rápidas de estimulação visual, perturbações emocionais, reações de sobressalto são causas possíveis de agravamento da dor.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO