Estrutura das vértebras



Uma vértebra geral é formada por: 1 corpo vertebral, um arco vertebral e sete processos (1 processo espinhoso, 2 processos transversos e 4 processos articulares).

Corpo Vertebral – constitui a maior parte da vértebra. É único e mediano e está voltado para a frente, é representado por um segmento cilíndrico, apresentando uma face superior e outra inferior. Função: Confere resistência à coluna vertebral e sustenta o peso do corpo.

Arco vertebral – está localizado posteriormente ao corpo vertebral e é formado por 2 pedículos e por 2 lâminas. Os pedículos projetam posteriormente do corpo vertebral para encontrar as lâminas que se unem na linha mediana.
O arco vertebral forma as paredes do forame vertebral, por onde passa o canal medular (contém a medula espinal, raízes dos nervos, espinais, meninges, gordura e vasos).

Um Processo espinhoso mediano projeta-se posteriormente a partir do arco vertebral na junção das lâminas. Função: proporcionam fixações para os músculos profundos do dorso e facilitam os músculos que fixam ou mudam a posição das vértebras.

Dois processos transversos – projetam-se póstero-lateralmente a partir da junção dos pedículos e lâminas. Função: proporcionam fixações para os músculos profundos do dorso e facilitam os músculos que fixam ou mudam a posição das vértebras.

Quatro processos articulares – dois superiores e dois inferiores que se originam das junções dos pedículos e lâminas, cada um deles sustentando uma face articular. Função: determinam os tipos de movimento permitidos e restritos entre as vértebras adjacentes a cada região. Também a ajudam a manter alinhadas as vértebras adjacentes, evitando o deslizamento anterior de uma vértebra sobre a vértebra abaixo.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu nome ou apelido, mesmo que fictício. Comentários anônimos não serão respondidos.

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO