Expiração Lenta Total com a Glote Aberta em Decúbito Infralateral - ELTGOL

A ELTGOL é uma técnica proposta pelo fisioterapeuta belga Guy Postiaux, e consiste em realizar uma expiração lenta total com a glote aberta, estando o paciente com a região a ser desobstruída em decúbito homolateral.

Poucos estudos foram realizados relacionando seus efeitos, e sua utilização não é frequente na maioria dos serviços. A escolha do decúbito lateral para sua execução é caracterizada por uma redução progressiva e completa do calibre e do comprimento de toda árvore brônquica infralateral. Isso caracteriza um aumento da desinsuflação pulmonar durante o tempo expiratório e acentua a mobilidade do diafragma do lado apoiado. Segundo o Consenso de Lyon (1994), os argumentos experimentais são interessantes, mas não há uma avaliação definitiva da eficácia da técnica. Ainda segundo o Consenso, a ELTGOL é contra-indicada no acometimento pulmonar unilateral, na retenção de secreção por lesão cavitária.

Método de execução

A. Fase inicial. B. Fase de compressão abdominal infralateral.

O paciente deve estar em decúbito homolateral ao lado que deseja remover secreções e realizar uma expiração lenta e progressiva, com a glote aberta (bucal). O fisioterapeuta deve exercer uma pressão abdominal em direção oblíqua à parede costal supralateral no período expiratório do paciente, acompanhando-a até obter uma completa deflação do pulmão infralateral. Após várias repetições, o paciente é orientado a realizar a tosse dirigida ou técnica. Quando o paciente não pode permanecer em decúbito lateral, a técnica recebe a denominação de ELTGO.

Fonte: Bases da Fisioterapia Respiratória - Terapia Intensiva e Reabilitação - Maria da Glória Rodrigues Machado

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Identifique-se para uma troca saudável

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO