Tosse Assistida

Esse tipo de tosse é um recurso não-invasivo empregado nos casos em que os pacientes são incapazes de expulsar forçadamente o ar para remover as secreções brônquicas. Os pacientes que se beneficiam desse recurso são aqueles com comprometimentos neuromusculares, no pós-operatório imediato de cirurgias torácicas e abdominais altas e os pacientes pouco colaborativos.

A tosse assistida também pode ser reconhecida como tosse cinética ou terapêutica. A técnica necessita da compressão manual do fisioterapeuta sobre o tórax do paciente quando esse tenta tossir. Nesse momento é de fundamental importância que o fisioterapeuta acompanhe com as mãos o tempo e o movimento expiratório do paciente. Deve-se lembrar que a técnica deve ser um estímulo e assistência, sem causar incômodo e desconforto ao paciente. Ela é contra-indicada em gestantes e em pacientes com afecções abdominais agudas, aneurisma da aorta abdominal e hérnia de hiato.

Método de execução

A. Fase de preparação. B. Fase de expiração inicial. C. Fase de expulsão brusca.


O paciente deve inspirar profundamente (fase de preparação) ou ser auxiliado por meio da aplicação de uma pressão positiva durante a assistência ventilatória não-invasiva. Ao finalizar a inspiração, o fisioterapeuta deve aplicar uma rápida pressão manual, durante a fase expiratória, sobre a margem costal lateral ou sobre o epigástrio (fase de expiração inicial). Para maior efeito da técnica, o paciente deve permanecer sentado e, durante a compressão, realizar uma inclinação anterior do tronco (fase de expiração brusca). O fisioterapeuta pode variar a posição das mãos durante a técnica, colocando a mão que exerce a pressão na região póstero-superior do tórax do paciente, enquanto a outra fixa, anteriormente, o tórax para proteger e evitar o deslocamento ou queda do paciente para frente.

Fonte: Bases da Fisioterapia Respiratória - Terapia Intensiva e Reabilitação - Maria da Glória Rodrigues Machado

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Identifique-se para uma troca saudável

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO