Concurso fisioterapeuta EMSERH Maranhão 2018



As vagas distribuídas nas cidades de Caxias, Codó, Imperatriz, Itapecuru, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís, no qual os profissionais atuarão nas unidades de saúde do Estado do Maranhão administradas pela EMSERH.

Período Inscrições: das 08h do dia 15/12/2017 às 14h do dia 22/01/2018, observado horário oficial de Brasília – DF no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.

Vagas: Fisioterapeuta (28); Fisioterapeuta - UTI Pediátrica e Neonatal (10)

Remuneração: R$ 2500,00 - 30 horas

Fases: Prova Objetiva prevista para ser aplicada em 18 de fevereiro de 2018, nas cidades de Balsas; Barra do Corda; Caxias; Codó; Imperatriz; Itapecuru; Pinheiro; Presidente Dutra; Rosário; Santa Inês; São João dos Patos; São Luís; Timon e Zé Doca, todas no Estado do Maranhão.
Demais critérios de títulos aos aprovados na 1ª fase.

Fisioterapeuta Ensino Superior Completo - Curso de Graduação concluído em Fisioterapia.

Atribuições: Realizar ações de prevenção, promoção, proteção, intervenção, cooperação e reabilitação do paciente; Atender e avaliar as condições funcionais de pacientes e usuários utilizando protocolos e procedimentos específicos da fisioterapia e suas especialidades; Atuar na área de educação em saúde através de palestras, distribuição de materiais educativos e orientações para melhor qualidade de vida; Desenvolver e implementar programas de prevenção e promoção da saúde geral e qualidade de vida; Gerenciar serviços de saúde orientando e supervisionando recursos humanos; Exercer atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos; Realizar demais atividades inerentes ao cargo.

Fisioterapeuta - UTI Pediátrica e Neonatal - Ensino Superior Completo - Curso de Graduação concluído em Fisioterapia, pós-graduação na área que concorre e/ou experiência mínima de 02(dois) anos na área que concorre.

Atribuições: Atender as condições funcionais de pacientes e usuários utilizando protocolos e procedimentos específicos da fisioterapia e suas especialidades; Realizar ações de prevenção, promoção, proteção, intervenção,recuperação, habilitação e reabilitação do paciente neonato e pediátrico crítico ou potencialmente crítico, em Unidade de Terapia Intensiva UTI neonatal e pediátrica, utilizando protocolos e procedimentos específicos de fisioterapia; Gerenciar serviços de saúde orientando e supervisionando recursos humanos; Exercer atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos; Avaliar e monitorar os parâmetros cardiorrespiratórios, inclusive em situações de deslocamentos do paciente neonato e pediátrico crítico ou potencialmente crítico; Atuar na área de educação em saúde através de palestras, distribuição de materiais educativos e orientações para melhor qualidade de vida; Realizar demais atividades inerentes ao cargo.

Conteúdo Programático

Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa
1. Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos de coesão; figuras de estilo. 2. Conhecimentos linguísticos: ortografia: emprego das letras, divisão silábica, acentuação gráfica, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos; classes de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções, interjeições: conceituações, classificações, flexões, emprego, locuções. Sintaxe: estrutura da oração, estrutura do período, concordância (verbal e nominal); regência (verbal e nominal); crase, colocação de pronomes; pontuação.

Raciocínio Lógico e Matemático
1. Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, com palavras). 2. Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.

Legislação Aplicada à EMSERH
1. Lei Estadual nº 9.732, de 19 de dezembro de 2012 e suas alterações. 2. Decreto estadual nº 28.889, de 21 de fevereiro de 2013.

Conhecimentos Específicos

Fisioterapeuta
1. Fundamentos de fisioterapia. 2. Métodos e técnicas de avaliação, tratamento e procedimentos em fisioterapia. 3. Provas de função muscular, cinesiologia e biomecânica. 4. Técnicas básicas em cinesioterapia motora, manipulações e cinesioterapia respiratória. 5. Análise da marcha, técnicas de treinamento em locomoção e deambulação. 6. Indicação, contraindicação, técnicas e efeitos fisiológicos da mecanoterapia, hidroterapia, massoterapia, eletroterapia, termoterapia superficial e profunda e crioterapia. 7. Prescrição e treinamento de órteses e próteses. 8. Anatomia, fisiologia e fisiopatologia, semiologia e procedimentos fisioterápicos

Fisioterapeuta – UTI Pediátrica e Neonatal

1. Anatomia, fisiologia do sistema cardiorrespiratório. 2. Fisiopatologia cardiorrespiratória pediátrica e neonatal 3. Assistência de Fisioterapia Respiratória pediátrica e neonatal. 4. Assistência de Fisioterapia em Terapia Intensiva pediátrica e neonatal. 5. Assistência Neuromotora aos pacientes pediátricos e neonatais hospitalizados.


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Identifique-se para uma troca saudável

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO