Síndrome de Korsakoff

O que é a síndrome de Korsakoff? 

A síndrome de Korsakoff é um distúrbio cerebral geralmente associado ao consumo excessivo de álcool por um longo período. Embora a síndrome de Korsakoff não seja estritamente uma demência, as pessoas com a doença sofrem perda de memória a curto prazo.

O que causa a síndrome de Korsakoff?

A síndrome de Korsakoff é causada pela falta de tiamina (vitamina B1), que afeta o sistema nervoso e o cérebro. As pessoas que bebem quantidades excessivas de álcool são frequentemente deficientes em tiamina.


Isto ocorre porque:

Muitos bebedores pesados tem maus hábitos alimentares e não há vitaminas essenciais em sua dieta.

O álcool pode interferir na conversão da tiamina na forma ativa da vitamina (pirofosfato de tiamina).

O álcool pode inflamar o revestimento do estômago, causar vômitos frequentes e dificultar a absorção das vitaminas essenciais que o corpo recebe. O álcool também dificulta o armazenamento de vitaminas pelo fígado.

A síndrome de Korsakoff faz parte de uma condição conhecida como síndrome de Wernicke-Korsakoff. Isso consiste em dois estágios separados, mas relacionados, a encefalopatia de Wernicke seguida da síndrome de Korsakoff. No entanto, nem todos têm um caso claro de encefalopatia de Wernicke antes que a síndrome de Korsakoff se desenvolva.

Quais são os sintomas da síndrome de Korsakoff?

O principal sintoma de Korsakoff é a perda de memória, particularmente de eventos que ocorrem após o início da condição. Por essa razão, os profissionais de saúde algumas vezes usam o termo "síndrome do alcoolismo amnésico". Em alguns casos, memórias de um passado mais distante também podem ser afetadas.

Outros sintomas podem incluir:

Dificuldade em adquirir novas informações ou aprender novas habilidades.

Mudança na personalidade, às vezes em extremo, a pessoa pode apresentar apatia (indiferença, falta de reação emocional) ou, pelo contrário, loquaz e repetitiva.

Incompreensão da condição, mesmo uma pessoa com grandes lacunas em sua memória pode acreditar que sua memória funciona normalmente.

Confabulação, quando uma pessoa inventa fatos para preencher as lacunas na memória. Por exemplo, uma pessoa que esteve no hospital por várias semanas pode falar convincentemente de ter visitado sua tia naquele mesmo dia. Isso é mais comum nos estágios iniciais da doença.

Como isso é tratado?

Ao contrário da doença de Alzheimer ou da demência vascular, a síndrome de Korsakoff não se agrava com o tempo. Pode ser interrompido se a pessoa receber altas doses de tiamina, se abster de álcool e adotar uma dieta saudável com suplementos vitamínicos. Se a pessoa continua a beber e mantém uma dieta pobre, é provável que a síndrome de Korsakoff continue a progredir.

Qualquer melhoria geralmente ocorre dentro de um período de até dois anos. Estima-se que aproximadamente um quarto dos afetados tenha uma recuperação muito boa. 

Aproximadamente metade percebe uma recuperação parcial e precisa de ajuda para administrar suas vidas, mas ainda é capaz de viver em suas próprias casas. Um quarto não faz qualquer recuperação e geralmente precisa de cuidados residenciais de longo prazo.

O cuidado e apoio que alguém com síndrome de Korsakoff precisa é diferente do que uma pessoa com demência precisa, como alguém com doença de Alzheimer.

Uma pessoa com síndrome de Korsakoff:

Ele precisa de uma desintoxicação inicial (extração de álcool de seu sistema) e, em seguida, continuou a apoiar a abstinência, bem como aconselhamento dietético.

A pessoa não necessariamente se deteriorará se houver um tratamento.

Eles tendem a ser mais jovens e mais ativos fisicamente do que a maioria das pessoas com demência.

A pessoa pode estar desabrigada ou socialmente isolada devido ao alcoolismo.

O tratamento a longo prazo é frequentemente necessário para danos no fígado ou outros efeitos do abuso do álcool. 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Identifique-se para uma troca saudável

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO