Fases da ventilação mecânica


Na ventilação mecânica assistida, o ciclo respiratório será composto de quatro fases distintas: transição da expiração para a inspiração (disparo), inspiração, transição da inspiração para a expiração (ciclagem ou ciclo) e expiração.

Disparo refere-se ao modo como o ventilador inicia uma inspiração. O disparo pode ser feito por tempo ou pressão. Quando uma inspiração é iniciada porque foi atingido um limite de tempo pré-determinado, dizemos que o ventilador é disparado a tempo. Quando o ventilador detecta uma redução na pressão do circuito causada por um esforço inspiratório do paciente e inicia a inspiração, dizemos que ele é disparado a pressão.

Uma vez disparada a inspiração, o ventilador deverá fornecer um fluxo de ar para dentro dos pulmões até que um determinado limite pré-estabelecido seja atingido. Isto pode ser obtido gerando-se uma pressão positiva constante no circuito, durante um tempo determinado, que irá gerar um fluxo e deslocar uma quantidade de ar para dentro dos pulmões. Isto se chama ventilação limitada a pressão. Se o ventilador fornece um volume ou um fluxo pré-determinado, dizemos que a ventilação é limitada a volume ou limitada a fluxo.

Ciclagem refere-se ao modo como o ventilador encerra a inspiração e passa para a fase expiratória do ciclo. Se a inspiração é encerrada após um tempo pré-determinado, chamamos de ciclagem a tempo. Se a inspiração é encerrada ao atingir-se determinada pressão ou volume, dizemos que se trata de ciclagem a pressão ou ciclagem a volume, respectivamente.

Por fim, durante a expiração, uma válvula é aberta no circuito do ventilador, deixando o ar sair dos pulmões de maneira passiva, até que um novo disparo ocorra.

Dessa forma, os ventiladores podem ser classificados de acordo com a forma com que eles operam nas três primeiras fases do ciclo. Um determinado ventilador pode ser classificado como disparado a tempo, limitado a pressão e ciclado a tempo.

A classificação mais utilizada, entretanto, refere-se ao modo de ventilação empregado pelos diferentes ventiladores. Ventiladores modernos são capazes de operar em diferentes modos, e ter diversos mecanismos de disparo, inspiração e ciclagem.

Autor: Fabio Carmona

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Identifique-se para uma troca saudável

Como fazer download no 4shared

Termos de uso

Ano IX - © Tânia Marchezin - Fisioterapeuta - Franca/SP

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger .

TOPO